Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLA PONTES CIRILO ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: DANIELLA PONTES CIRILO ARAUJO
DATA: 18/08/2020
LOCAL: Web conferencia

Gestão da informação e accountability: um estudo de caso na UFAL

A sociedade informacional traz novas responsabilidades para todos os atores sociais nela inseridos. Nesse contexto, a informação é considerada como um insumo estratégico capaz de gerar benefícios para uma organização. Para as instituições públicas, compete desenvolver políticas de informação e ações estratégicas capazes de orientar o uso eficaz desse recurso. Para a sociedade civil,  o acesso à informação tem por finalidade a manutenção de sua soberania, o controle social de políticas públicas que promovam o bem-estar da coletividade e a preservação de direitos políticos, civis e sociais conquistados historicamente. Assim, as organizações que desejam ter um maior nível de qualidade devem dedicar esforços na gestão da informação interna e externa. Ocorre que uma organização como uma universidade pública possui públicos diversos, que podem ser chamados de stakeholders. Como os stakeholders estão em constante relação com a organização, é necessário que uma instituição pública adote mecanismos que proporcionem a observância da governança e da accountability, elementos indispensáveis para que se alcance a gestão social, uma vez que o cidadão, como titular da coisa pública, tome conhecimento da prestação de serviços eficiente, o que possibilitará a redução das desigualdades sociais, visando o bem estar geral da sociedade. Baseado nisto, a pesquisa tem por objetivo: Analisar a gestão da informação no processo de accountability da UFAL. No aspecto metodológico, esta pesquisa é de abordagem qualitativa e descritiva. Considerando os objetivos, é possível classificá-la como descritiva e documental. No tocante à escolha do objeto, configura-se como um estudo de caso e utiliza como instrumentos de coleta de dados a observação direta com anotações em diário de campo, a entrevista direcionada e a pesquisa documental. Por fim, a técnica adotada para a análise e discussão dos resultados será a análise de conteúdo.

PALAVRAS-CHAVE:

Gestão da Informação; Accountability; Gestão de Stakeholders

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Teoria Geral da Informação

Presidente - 1916802 - ANDREW BEHEREGARAI FINGER
Interno(a) - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interno(a) - 1454996 - LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
Externo(a) à Instituição - LUCIANO CASTRO DE CARVALHO - NENHUMA
Externo(a) à Instituição - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES - UFS
Notícia cadastrada em: 29/07/2020 17:16