Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA ORICO MARQUES CASSE

DISCENTE : ANA PAULA ORICO MARQUES CASSE
DATA : 24/09/2021
LOCAL: Videoconferência - Pandemia COVID-19

Gestão da Informação e Gestão da Comunicação em Repositórios Institucionais: Estudo Comparativo entre a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Federal do Ceará

Gestão da Comunicação; Gestão da Informação; Repositório Institucional; Repositório Institucional - Povoamento; Repositório Institucional - Visibilidade

A celeridade do avanço das tecnologias digitais de comunicação e informação tem revolucionado os fluxos informacionais quanto ao acesso e à troca de informações, e está influenciando, sobremaneira, a comunicação científica e ampliando o conhecimento. Como centro do movimento de acesso aberto, cuja filosofia é proporcionar o acesso livre às produções científicas, os Repositórios Institucionais têm se mostrado instrumentos estratégicos que agregam valor às instituições de ensino superior, gerando indicadores que apontam para a qualidade de seu arcabouço intelectual e científico. Ademais, ampliam a visibilidade das pesquisas e pesquisadores, o que proporciona benefícios para a instituição e toda a sociedade. O objetivo do estudo é analisar os requisitos da Gestão da Informação e da Comunicação que contribuem para elevar a visibilidade e o número de depósitos das produções científicas e acadêmicas nos Repositórios Institucionais das Universidades Federais de Alagoas e do Ceará. O percurso metodológico adota a pesquisa básica quanto à natureza, bibliográfica, exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, que será realizada por meio do método comparativo, com aplicação de questionário semiestruturado. Esta pesquisa está sendo desenvolvida a partir do ideal de que os Repositórios Institucionais de acesso aberto podem agregar valor à instituição, estimular o ciclo da comunicação científica e democratizar o acesso à informação. Nesse sentido, busca-se mapear os requisitos essenciais que a Gestão da Informação e da Comunicação podem oferecer para uma gestão infocomunicacional eficiente. A efetiva operacionalização da Gestão da Informação e da Comunicação proporcionam a otimização das funções, processos e fluxos informacionais, como também o adequado povoamento, a divulgação e a visibilidade dos repositórios.

Presidente - 1528116 - MARCOS AURELIO GOMES
Interno - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interna - 1466928 - FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
Externo à Instituição - MARCOS GALINDO LIMA - UFPE