Banca de DEFESA: POLLYANA CÁSSIA GONZAGA FERREIRA

DISCENTE : POLLYANA CÁSSIA GONZAGA FERREIRA
DATA : 30/05/2023

GESTÃO DE DOCUMENTOS EM ARQUIVOS UNIVERSITÁRIOS: ESTUDO DO ARQUIVO CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Arquivos universitários; ciência da informação; gestão de documentos; ifes; memória institucional.

Diante de um cenário cada vez mais tecnológico, onde a informação é insumo necessário, as ações das universidades devem ser pautadas na valorização da informação arquivística que reverbere em toda a instituição e na sociedade. As Instituições Federais de Ensino Superior devem disponibilizar informações de forma organizada, acessível e validada, a todos os interessados, contribuindo, desta maneira, para o desenvolvimento de novos tipos de conhecimento e preservação da memória da instituição. O trabalho de pesquisa resultado desta dissertação possui o objetivo geral de analisar as atividades do Arquivo Central da Ufal, a fim de identificar suas funções, fluxo e sistemas de informação, bem como, seu papel no contexto institucional. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória, com a utilização de questionário aplicado junto aos servidores do Arquivo Central e entrevistas semiestruturadas com os gestores que atuam, direta ou indiretamente, na gestão e administração do arquivo. Buscou-se descrever o processo de gestão documental do Arquivo Central da Ufal; verificar, sob a ótica de gestores e servidores técnicos, os principais problemas encontrados na organização e gerenciamento da informação na instituição através de seu Arquivo Central e identificar se existe alguma política de gestão arquivística de documentos no arquivo da universidade. O Arquivo Central é um elemento que reflete todas as ações da instituição, é um setor estratégico que deve contribuir com a universidade e melhorar o desempenho da gestão administrativa com transparência, produtividade, rapidez e atendimento ao usuário. Considera-se que o objetivo geral deste estudo foi alcançado, pois através dos resultados da pesquisa, foi possível compreender as necessidades dos profissionais que atuam no Arquivo Central e apontar que os gestores reconhecem a importância do arquivo e compreendem que a unidade de informação está em situação crítica, dada à realidade que a instituição vivencia. Os resultados apontam que o Arquivo Central reflete as ações da Ufal, mas carece de iniciativas de gestão de documentos, preservação predial, preservação digital sistêmica e transparência ativa que auxiliem na salvaguarda dos documentos e memória institucional.

Interno(a) - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interno(a) - 1466928 - FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
Interno(a) - 2366164 - MARCOS APARECIDO RODRIGUES DO PRADO
Externo(a) à Instituição - DALGIZA ANDRADE OLIVEIRA - UFMG