PPGA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA CAMPUS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS AGRÁRIAS Telefone/Ramal: 99953-0176

Banca de QUALIFICAÇÃO: WEMERSON SAULO DA SILVA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WEMERSON SAULO DA SILVA BARBOSA
DATA : 08/03/2021
LOCAL: Centro de Ciências Agrárias

CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE SOJA EM ALAGOAS

Glycine max (L.) Merrill; Irrigação; Balanço hídrico; Produtividade agrícola

A agricultura no estado de Alagoas vem passando por uma transformação, o setor público-privado tem incentivado a diversificação de cultivos, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura criou-se uma Comissão de Grãos que firmou parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros, Federação da Agricultura do Estado de Alagoas (FAEAL), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O cultivo de grãos na Zona da Mata Alagoana apresenta-se como uma alternativa promissora. Dentre os grãos a produção de soja, que atualmente é a commodity agrícola de maior importância do agronegócio brasileiro, vem crescendo, no entanto, ainda apresenta baixos índices produtivos, sobretudo quando se compara as produtividades em Alagoas com outras regiões produtoras do nordeste brasileiro. O principal motivo está na falta de conhecimento das técnicas de cultivos, potencialidades de produção e cultivares adaptadas às características edafoclimáticas da região. Por esse motivo, com o objetivo de analisar o desenvolvimento, crescimento e produtividade de cultivos agrícolas voltados para a produção de grãos na Zona da Mata alagoana e calibrar modelos como o AquaCrop para previsão de safra com base nos recursos edáficos e climáticos regionais foram instalados dois experimentos de campo no Campus de Ciências Agrárias (CECA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL):  um irrigado, durante a estação seca, e outro em sequeiro na estação chuvosa da região. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com cinco repetições, os tratamentos foram seis cultivares de soja. O manejo da irrigação teve como base o balanço hídrico decendial da cultura feito pelo método de Thorntwaite e Mather (1957), com os dados meteorológicos de precipitação pluvial (P), temperatura do ar (T), umidade relativa (UR) e evapotranspiração de referência (ETo) cedidos pelo laboratório de Irrigação e Agrometeorologia (LIA) do CECA/UFAL. As variáveis analisadas nos dois experimentos foram: desenvolvimento (duração das fases fenológicas), crescimento (com base na altura do dossel vegetativo, comprimento das ramas e índice de área foliar) e os componentes de produção. Os resultados desses experimentos deverão indicar quais as melhores cultivares de soja para serem plantadas na região de Rio Largo, AL.

Presidente - 1790454 - GUILHERME BASTOS LYRA
Interno - 2149678 - RICARDO ARAUJO FERREIRA JUNIOR
Externo à Instituição - ANTONIO DIAS SANTIAGO - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 27/04/2021 11:30