PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEFA KELLY CAVALCANTE DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JOSEFA KELLY CAVALCANTE DE OLIVEIRA
DATA: 09/09/2019
LOCAL: Centro de Educação

A GAMIFICAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS DESENVOLVIDA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A cultura digital tem provocado mudanças relacionadas à forma como as pessoas interagem entre si e se comunicam por meio da integração de semioses e do hipertexto presentes nos múltiplos discursos circulam através do ciberespaço. Desse modo, provocando mudanças na estrutura linear de leitura, nos modos de ler e criar um texto e na relação entre as diversas linguagens que o configuram. Esse cenário reflete na instituição escolar e concebem novas práticas de letramentos centradas na hipermídia e nos artefatos digitais, nesse contexto novos desafios são lançados à educação na buscar por estratégias que atendam a construção de habilidades que a escola tem por função desenvolver levando em conta os desafios do ciberespaço, com o intuito de aproximar o universo escolar do universo das crianças inseridas na cultura digital que interagem com os artefatos tecnológicos cotidianamente, entre estes artefatos: os games. Por conseguinte, esta pesquisa analisa como a gamificação na perspectiva dos multiletramentos modifica os processos de alfabetização e letramento, e contribui para o desenvolvimento da leitura e da escrita no contexto da cultura digital. Com este fim, foi desenvolvidas estratégias de gamificação em turma do segundo ano do ensino fundamental nas aulas de língua portuguesa, no segundo semestre de 2019, em uma escola privada de Maceió-Alagoas. A pesquisa está fundamentada em Pimentel (2018), Rojo (2013), Rojo e Moura (2012), Santaella (2008, 2012 e 2014), Kalantzis (2006 e 2013), Kapp (2012), Zichermann e  Cunningham (2011). Os estudos acerca da gamificação na educação, de sua estrutura e contribuições para os processos educativos podem não só colaborar para a percepção dos resultados de seu desenvolvimento em espaço escolar, mas também ao subsidiar ações e questionamentos dos professores da rede básica de ensino sobre o papel da escola em uma sociedade permeada pelas tecnologias digitais. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada na investigação possui abordagem qualitativa e caracteriza-se como Pesquisa-ação e envolveu como coleta de dados por meio dos seguintes instrumentos e técnicas: observação direta, registros documentados via anotações e gravação em vídeo das interações das crianças no espaço escolar com o desenvolvimento da estratégia de gamificação, configurando o diário de campo, para a analise de dados os instrumentos e técnicas foram o .  Outrossim, as categorias de analise são multiletramentos, imersão, estratégia de leitura, estratégia de escrita.

PALAVRAS-CHAVE:

Gamificação. Multiletramentos. Alfabetização e letramento.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional