DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO JORNALISTA DIANTE DO CENÁRIO DE PROLIFERAÇÃO DAS FAKE NEWS
As tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm proporcionado significativas mudanças no modo de produção e compartilhamento de conteúdo, o que afeta diretamente o Jornalismo. Este estudo aborda os desafios na formação do jornalista, sobretudo, a partir da emergência de novos meios de comunicação e da proliferação de fake news. A pesquisa está fundamentada por Lévy (2017), Santaella (2018 e 2010), Ferrari (2018), D’Ancona (2018), Aparici (2012), Cloutier (2012), Prado (2011), Rodrigues (2009) e Recuero (2009). São objetivos desta investigação analisar o impacto das TIC na produção de notícias; discutir a produção e distribuição das fake news; investigar a formação universitária do jornalista; caracterizar as competências que são exigidas dos jornalistas diante deste novo cenário; e analisar o modelo de ensino adotado pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialmente a relação com as fake news. Esta pesquisa tem enfoque qualitativo, por buscar compreender o fenômeno analisado a partir da perspectiva de seus participantes, utilizando para tanto suas experiências, pontos de vista como forma de perceber subjetivamente a realidade. A estratégia de investigação adotada é o estudo de caso, pois esta pesquisa busca compreender o fenômeno analisado por meio da interpretação em contexto. O trabalho é desenvolvido com gestores e professores do curso de Jornalismo da UFAL, no Campus Maceió, e utilizamos como instrumentos de coleta de dados análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Jornalismo e entrevistas. São objetos de análise a Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de setembro de 2013, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de graduação em Jornalismo e o PPC de Jornalismo da UFAL, reestruturado no ano de 2014, com a proposta de se adequar às mudanças sofridas pela atividade no século XXI. Neste trabalho são utilizadas entrevistas semiestruturadas com gestores e professores do curso em questão.
Jornalismo; fake news; formação universitária.