PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO BRUNO ALMEIDA DOS SANTOS



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: EDUARDO BRUNO ALMEIDA DOS SANTOS
DATA: 13/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões da Direção do CEDU
TÍTULO:

DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO JORNALISTA DIANTE DO CENÁRIO DE PROLIFERAÇÃO DAS FAKE NEWS


RESUMO:

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm proporcionado significativas mudanças no modo de produção e compartilhamento de conteúdo, o que afeta diretamente o Jornalismo. Este estudo aborda os desafios na formação do jornalista, sobretudo, a partir da emergência de novos meios de comunicação e da proliferação de fake news. A pesquisa está fundamentada por Lévy (2017), Santaella (2018 e 2010), Ferrari (2018), D’Ancona (2018), Aparici (2012), Cloutier (2012), Prado (2011), Rodrigues (2009) e Recuero (2009). São objetivos desta investigação analisar o impacto das TIC na produção de notícias; discutir a produção e distribuição das fake news; investigar a formação universitária do jornalista; caracterizar as competências que são exigidas dos jornalistas diante deste novo cenário; e analisar o modelo de ensino adotado pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialmente a relação com as fake news. Esta pesquisa tem enfoque qualitativo, por buscar compreender o fenômeno analisado a partir da perspectiva de seus participantes, utilizando para tanto suas experiências, pontos de vista como forma de perceber subjetivamente a realidade. A estratégia de investigação adotada é o estudo de caso, pois esta pesquisa busca compreender o fenômeno analisado por meio da interpretação em contexto. O trabalho é desenvolvido com gestores e professores do curso de Jornalismo da UFAL, no Campus Maceió, e utilizamos como instrumentos de coleta de dados análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Jornalismo e entrevistas. São objetos de análise a Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de setembro de 2013, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de graduação em Jornalismo e o PPC de Jornalismo da UFAL, reestruturado no ano de 2014, com a proposta de se adequar às mudanças sofridas pela atividade no século XXI. Neste trabalho são utilizadas entrevistas semiestruturadas com gestores e professores do curso em questão.


PALAVRAS-CHAVE:

Jornalismo; fake news; formação universitária.


PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Externo(a) à Instituição - ROSSANA VIANA GAIA - CEFET-Al
Notícia cadastrada em: 11/10/2019 14:22
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 28/03/2024 16:36