PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: NÁDSON ARAÚJO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NÁDSON ARAÚJO DOS SANTOS
DATA : 29/11/2021
LOCAL: Sala virtual Google Meet

DO IMPRESSO AO DIGITAL:  UMA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA EM CONTEXTOS (NÃO) ESCOLARES

Leitura; Multiletramentos; Cultura digital;

Esta pesquisa define por objetivo geral analisar as práticas de leitura de alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental em contextos (não) escolares e o perfil do sujeito leitor da cultura digital numa perspectiva dos multiletramentos.

E para isso, estabelece os seguintes objetivos específicos: conhecer o perfil leitor dos alunos, no que se refere aos modos de ler, seus letramentos e acesso às TDIC; identificar os dispositivos e suportes mais utilizados pelos alunos nos eventos/práticas de leitura em contextos escolares e não escolares; compreender a(s) cultura(s) predominante(s) na escola a partir das práticas de leitura dos alunos; discutir o lugar dos multiletramentos, da multimodalidade e das multessemioses nas práticas de leitura no ensino fundamental. Desse modo, o diálogo teórico sobre leitura está fundamentado em Lajolo e Zilberman (2019), Terra (2019), Chartier (1999), entre outros. Para discorrermos sobre os multiletramentos e TDIC dialogamos com Rojo (2013), Rojo e Moura (2012, 2019), Cope e Kalantzis (2000a, 2000b), Lemke (1998), Kress (2000) e outros autores. Discutimos também sobre os letramentos sociais (STREET, 2014) e o letramento digital dos alunos, para tal, apoiamo-nos teoricamente em Coscarelli (2016) e Coscarelli e Ribeiro (2017). A pesquisa problematiza a imersão dos alunos na cultura digital e, nesse sentido, para discorrer sobre cultura digital adotamos as concepções de Lévy (2010). Este estudo, tratou-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa do tipo estudo misto de abordagem convergente (GIL, 2019). A pesquisa foi realizada numa escola pública municipal de Coruripe-AL. Os dados foram construídos a partir da aplicação de questionários online e de entrevistas semiestruturadas com alunos dos anos iniciais. Participaram da investigação 140 alunos. Para realizar a análise dos dados aplicamos a técnica Análise Textual Discursiva - ATD (MORAES; GALLIAZI, 2016) em que seguimos as etapas de unitarização, categorização inicial, intermediária, final e a produção dos metatextos para a discussão dos resultados. Os resultados preliminares do estudo apontam que os alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental interagem, no que se refere as práticas de leitura, com as culturas do impresso e do digital. No entanto, há na escola, a predominância da cultura do impresso nas práticas de ensino e aprendizagem de leitura e que o livro didático é o suporte mais utilizado para essa prática. Demostram também que em contextos não escolares a maioria dos alunos partícipes têm acesso à TDIC em casa e consideram que são sujeitos imersos numa cultura digital e possuem algum nível de letramento digital. Os resultados evidenciam que práticas de leitura realizadas sob a perspectiva dos multiletramentos favorecem a imersão dos alunos na cultura digital e ampliam os letramentos dos alunos.

Presidente - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Externo à Instituição - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO - UFPI
Interno - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interna - 1349860 - MARIA AUXILIADORA DA SILVA CAVALCANTE