AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E O ENSINO JURÍDICO: análise curricular dos cursos de Direito do Estado de Alagoas
Tecnologias. Sociedade da Informação. Ensino jurídico. Currículo. Cursos de Direito.
O ensino jurídico no Brasil encontra-se em crise, que decorre especialmente da área pedagógica, tendo em vista a escassez na inserção de novas tecnologias nos currículos dos cursos de Direito. O uso das tecnologias em vários contextos da vida humana é cada vez mais frequente, como acontece, por exemplo, na área da educação, impactando a disseminação do conhecimento e a formação profissional. A educação tem sofrido profundas transformações provenientes das inovações tecnológicas; o ensino jurídico não pode ignorar esse fenômeno, devendo caminhar no encalço dos fatos sociais. O problema desta pesquisa centra-se nos cursos jurídicos no Estado de Alagoas e nas suas insuficiências curriculares provenientes da inexistência ou deficiência na adequação às tecnologias da informação e comunicação. Quanto ao objetivo, consiste em analisar, no contexto da Sociedade da Informação, a presença das novas tecnologias nos currículos dos cursos de Direito no Estado de Alagoas e na formação docente desses cursos. Em relação à metodologia empregada, o estudo envolverá pesquisa qualitativa, a partir do mapeamento das graduações em Direito proporcionadas em Alagoas, por meio da aplicação de questionários online com diretores, coordenadores e professores dos mencionados cursos. O resultado esperado reside na inexistência ou insuficiência acerca da presença e da forma como as tecnologias da informação estão sendo trabalhadas, de modo que a graduação não está sendo capaz de criar e aprimorar as habilidades e competências necessárias para que o discente/egresso exerça a profissão num contexto social marcado por novas tecnologias.