PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ALBERTO DE ARAÚJO COSTA JUNIOR

DISCENTE : FRANCISCO ALBERTO DE ARAÚJO COSTA JUNIOR
DATA : 16/08/2022
LOCAL: cedu online

Escola Sem Partido, Educação, Discurso, Extrema-direita.

Este trabalho pretende analisar o contexto político-social da ascensão do movimento Escola Sem Partido, calcada na disputa ideológica no campo educacional  por meio dos APHs, materializados nos Institutos Liberais, que defenderam o projeto em um contexto de ascensão do conservadorismo no país. O objetivo central deste trabalho é demonstrar como o Escola Sem Partido, mesmo sem uma lei em vigor e com algumas derrotas jurídicas, conseguiu se fazer lei e penetrar no cotidiano da educação brasileira, por meio da construção de um discurso que produz efeitos de sentido. Esse discurso constrói a figura do professor como um inimigo público a ser constantemente vigiado. Mesmo encerrando suas atividades, o legado de perseguição ainda persiste, por meio de figuras públicas e parlamentares ligados à agenda de extrema-direita.

Presidente - 269.196.304-78 - MARIA DO SOCORRO AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE - UFAL
Interna - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Externa à Instituição - ANA LUIZA AZEVEDO FIREMAN - IFAL
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 15:15