PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA MELO HOLANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA MELO HOLANDA
DATA : 06/09/2022
LOCAL: on-line

MAPEANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS E INTEGRADORAS DE UM ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ

Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras. Transdisciplinaridade. Abordagem Pikler. Inclusão. Primeira Infância. 0 a 3 anos de idade.

Os estudos sobre os três primeiros anos de vida de um bebê vêm se impulsionando no século XXI. A concepção de uma criança frágil, incapaz, totalmente dependente do adulto – seja ele familiar ou no âmbito escolar, vai saindo de cena e vai dando espaço a um ser potente, capaz, autônomo, que necessita de um ambiente preparado e de adultos responsivos para ter um desenvolvimento integral pleno. Logo, acreditamos que se faz necessário espaços de desenvolvimento infantil – sejam eles creches, pré-escolas, escolas - que busquem uma abordagem transdisciplinar, enxergando a criança a partir de sua integralidade, acreditando em sua potência de SER ativa, competente e plena de direitos. Esta pesquisa tem como principal objetivo mapear e analisar a luz criatividade, transdisciplinaridade e das Práticas de Aprendizagem Inovadoras e Integradoras, uma instituição de desenvolvimento infantil, localizado no município de Maceió-Alagoas, que está em harmonia com os aportes da abordagem Pikler. A instituição escolhida para pesquisa fica localizada no bairro de Ponta Verde, no Município de Maceió – Alagoas e é considerado um espaço de desenvolvimento integral para bebês de 0 a 3 anos de idade, assemelhando-se a uma creche. Esta é de cunho privado e possui cerca de 90 crianças em turnos e horários personalizados, sendo 6% bolsistas. A escolha do espaço se deu devido ao trabalho realizado com a primeira infância e por se tratar do primeiro espaço a utilizar a abordagem Pikler no estado de Alagoas. A instituição possui três turmas/grupos e como  participantes teremos a diretora, uma educadora da turma/grupo de bebês de 4 meses a 1 ano de idade; uma educadora da turma/grupo de bebês de 1 ano a 2 anos; uma educadora da turma/grupo de crianças pequenas de 2 anos a 3 anos; seis pais - sendo 2 pais de cada grupo; 6 crianças (sendo 2 de cada grupo), que serão observadas durante o processo da pesquisa. Para compor o referencial teórico, foram adotados autores que abordam o Pensamento Transdisciplinar, na criatividade, na inclusão, as Práticas de Aprendizagem Integradoras, a abordagem Pikler, entre outros. Como caminho metodológico de um Estudo de Caso, a presente pesquisa trará uma abordagem de natureza qualitativa e será descritiva. Para a coleta de dados, serão utilizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes, aplicação do instrumento Vadecrie (Instrumento para Avaliar Instiuições Criativas) com profissionais e pais da instituição. Também faremos registros fotográficos, gravações de áudio, além da observação participante da pesquisadora. Na análise de dados será utilizado a Análise de Conteúdo, de acordo com Bardin (2006), no qual levantaremos categorias a partir das transcrições de entrevistas e protocolos de observação.

Presidente - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Interna - 4357783 - MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA
Externa à Instituição - MARLENE ZWIEREWICZ
Notícia cadastrada em: 11/08/2022 18:52