PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ANDRIELLY MARIA PEREIRA

DISCENTE : ANDRIELLY MARIA PEREIRA
DATA : 31/03/2023
LOCAL: CEDU

CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS À (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE NAS UNIVERSIDADES: criatividade e inclusão em meio aos desafios atuais

Formação docente. Paradigma educacional ecossistêmico. Transdisciplinaridade. Complexidade. Inclusão escolar. Práticas de Aprendizagem Integradoras.

A pandemia da COVID-19 tem evidenciado questionamentos importantes quanto às formações dos docentes, principalmente, no que se refere a práticas inclusivas. Logo, neste estudo volta-se o olhar aos aspectos inclusivos das práticas, considerando os espaços de formação inicial de professores. Questionam-se “quais as contribuições das Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras à formação inicial dos docentes, considerando os desafios do cenário atual para a promoção da inclusão em meio ao contexto de pandemia?”. Esta pesquisa objetiva investigar as contribuições das Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras (PAII) na formação docente inicial, com vistas à promoção da inclusão ante a complexidade e desafios do cenário atual. Para compor o referencial teórico, foram adotadas as teorias que fundamentam as PAII, sendo primordialmente o Paradigma Educacional Ecossistêmico, o Pensamento Complexo e Transdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se buscou dialogar com produções científicas que tratam de aspectos inclusivos referentes à formação docente à luz das teorias mencionadas, contemplando as particularidades do cenário de emergência atual em virtude do contexto pandêmico. Inspira-se na pesquisa-ação existencial na perspectiva integral, ao modelo de Barbier (2004). Moraes e Valente (2008) dialogam com este caminho ao apontar a pesquisa sob a ótica da complexidade e transdisciplinaridade, com isso, busca-se estudar a participação coletiva, a promoção do espírito de criação, a implicação dos sujeitos no processo de reflexão e transformação. Elegeu-se como participantes da pesquisa, estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas que realizaram inscrição de forma espontânea para participar da ação extensionista, relacionada à temática proposta. Como instrumento foram utilizadas as coletas de dados da ação através da observação participante, questionários semiestruturados e transcrição de discursos emitidos de forma oral ou escrita através das plataformas digitais. Fizemos uso da análise de conteúdo inspirando-nos no método orientado por Bardin (2011). Foi possível perceber a insuficiência das formações docentes no que tange às questões inclusivas, além de se destacar a hegemonia de práticas pedagógicas normativas que não atendem às demandas emergentes oriundas das incertezas e complexidades dos tempos atuais. A proposta de uma mudança paradigmática e das PAII, se apresenta como caminho possível para a transcendência do modo de pensar fragmentador e aponta caminhos possíveis a partir da apropriação de uma outra visão de homem, de mundo, e consequentemente dos processos de aprendizagem por parte de cada docente em (trans)formação. Assim, foi possível compreender e desvelar contribuições às formações docentes e práticas inclusivas em meio ao contexto atual, por meio das Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras, bem como refletir sobre as formações docentes no âmbito das graduações a luz da perspectiva inclusiva e criativa para lidar com as instabilidades e incertezas próprias deste tempo, e da vida em sua complexidade inerente.

Externo(a) à Instituição - ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS - UFPR
Presidente - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Interno(a) - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Notícia cadastrada em: 13/03/2023 11:47