PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIAN DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIAN DA SILVA SANTOS
DATA : 24/03/2023
LOCAL: CEDU- Online

ESTUDO SOBRE A RIQUEZA LEXICAL EM TEXTOS ESCOLARES BRASILEIROS E PORTUGUESES:
CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DA DIVERSIDADE E DENSIDADE LEXICAL DE ALUNOS RECÉM-ALFABETIZADOS

Escrita Infantil. Conhecimento Lexical. Indicadores Linguísticos. Avaliação Textual. Lexicanalytics Web

A avaliação da Riqueza Lexical é uma importante estratégia educacional para o processo de ensino-aprendizagem da produção textual, ajudando os professores no diagnóstico das habilidades e conhecimentos lexicais dos alunos, bem como na compreensão das características dos seus textos. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo geral avaliar a Riqueza Lexical em textos produzidos por alunos brasileiros e portugueses recém-alfabetizados, a partir de uma metodologia de escrita colaborativa. O corpus desta pesquisa é composto por um conjunto de 186 produções textuais, das quais 86 foram escritas por díades de alunos brasileiros e 100 por díades de alunos portugueses. A coleta desses textos ocorreu entre os anos de 2012 e 2015 durante o projeto InterWriting. Os sujeitos da pesquisa são 62 crianças (22 brasileiras e 40 portuguesas) com faixas-etárias de seis a oito anos. No que se refere à escolaridade das crianças brasileiras, 12 cursavam o 1º ano do Ensino Fundamental e dez o 2º ano do Ensino Fundamental em uma mesma escola da rede privada de Maceió/Alagoas. Já as crianças portuguesas cursavam o 2º ano do Ensino Básico, consistindo em 20 alunos de uma escola primária da zona rural e 20 alunos de uma escola primária da zona urbana da cidade de Aveiro.Seguindo uma metodologia de abordagem quali-quantitativa, a primeira etapa da análise dos dados compreendeu a transcrição normativa dos textos. Para a mensuração da Riqueza lexical, foram considerados como parâmetros o Total de Palavras Escritas (TPE), a Densidade Lexical (DeL) e a Diversidade Lexical (DiL), os quais foram extraídos dos textos com o auxílio do software Lexicanalytics, de modo que os valores obtidos foram organizados em tabelas para a análise de estatística descritiva e inferencial. Com os dados obtidos, o tratamento, a computação e a visualização foram feitas usando a linguagem Python, por meio do software Google Colab. No que concerne aos resultados preliminares, ao aplicarmos o coeficiente de correlação de Pearson entre DiL e RL obtivemos aproximadamente 0,81. Já entre DeL e RL obtivemos 0,62. Isto demonstra uma correlação positiva de RL com ambas as categorias, indicando que quanto maior a DiL e DeL de um texto maior será sua Riqueza Lexical. Na aplicação do teste de hipóteses Kruskal-Wallis, obtivemos p-value maior que 0,05, indicando que não foram observadas diferenças significativas nas Riquezas Lexicais dos textos analisados, sejam eles brasileiros ou portugueses. Com base nesses resultados preliminares, daremos continuidade a esta pesquisa, relacionando nossos achados com a literatura existente para identificar as semelhanças e as diferenças. Ademais, também nos aprofundaremos sobre as implicações dos nossos resultados para os estudos acerca da Riqueza Lexical, assim como para o processo de ensino-aprendizagem da produção textual em contexto escolar.

Presidente - 2145404 - EDUARDO CALIL DE OLIVEIRA
Interno(a) - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Externo(a) ao Programa - 1388993 - BRUNO ALMEIDA PIMENTEL
Externo(a) à Instituição - ROSA LÍDIA TORRES DO COUTO COIMBRA E SILVA