Banca de DEFESA: DIEGO ALMEIDA LEVINO

DISCENTE : DIEGO ALMEIDA LEVINO
DATA : 30/03/2022
LOCAL: online

Subsídios para gestão de resíduos em Campi universitários: Estudo de caso para o Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas

Gestão de Resíduos sólidos em IES; Diagnostico de Resíduos Sólidos; Rotas tecnológicas

No Brasil a partir de 2011 foi instituído o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), criado com o intuito de trabalhar a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos. Esse trabalho visou criar subsídios para a elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) do Campus A. C. Simões (CACS) da UFAL, a partir da análise de experiência de gestão de resíduos em outras instituições federais. A metodologia aplicada envolveu duas fases, a primeira foi um levantamento das ações que já são realizados no CACS, e em outras instituições de ensino, estudo esse realizado por meio de pesquisas em sites e periódicos, e levantamento de dados junto ao Núcleo de Gestão de Resíduos da Superintendência de Infraestrutura (SINFRA) da UFAL. A segunda foi a realização do diagnóstico da gestão dos resíduos do CACS para subsidiar a elaboração do PGRS/CACS, baseado nos modelos de outras IES. A pesquisa literária identificou três IES que possuem plano completo de gestão de resíduos e que podem servir de referência para o CACS, todos elaborados a partir de pesquisas de mestrado e doutorado nas áreas de gestão de resíduos, com destaque para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O levantamento no CACS revelou que não há iniciativa institucional de segregação de resíduos na sua origem, sendo os resíduos potencialmente recicláveis descartados juntamente com os demais resíduos. A composição gravimétrica foi determinada por estimativa, resultando em 26,20 % orgânicos, 32,10 % papel/papelão, 19,60 % plástico, 4,30 % metal, 0,8 % vidro e 17%,10 outros, com geração pecapita variando de 0,046 kg/hab.dia a 0,092 kg/hab.dia. Nas lanchonetes e restaurantes, os principais problemas são o desperdício de alimentos e o descarte inadequado de óleos empregados na cozinha. No Restaurante Universitário (RU) o desperdício chega 454,6 kg/dia, com valor percapita de 117 g/pessoa.dia, valor semelhante ao encontrado nos demais restaurantes e lanchonetes do CACS (113 g/pessoa.dia). Estes estabelecimentos geram cerca de 60 L/dia de óleos usados. Os resíduos de laboratórios e os resíduos de construção civil, apresentam um processo de quantificação e caracterização na sua origem. Dos resíduos de laboratório, o Biotério Central e o Laboratório do Instituto de Química são os que geram maior volume, o primeiro produz semanalmente cerca de 27 bombonas de 200L de resíduo biológico e o segundo 24 bombonas de 200 L de resíduos químicos. Os resíduos de construção civil são reutilizados na obra e o que sobra é descartado nos contêineres para coleta. Os resíduos de inservíveis, pilhas, lâmpadas e baterias, não são quantificados, os inservíveis são acumulados no almoxarifado central da UFAL, sendo separados por blocos, como resto de computadores e eletrônicos e metais. As lâmpadas queimadas são também acumuladas no almoxarifado central e em 2019 chegaram à quantidade de 3.881 lâmpadas. Os resíduos de pilhas e baterias a UFAL não tem nenhuma iniciativa institucionalizada para a suas coletas, ficando a cargo de algumas iniciativas pontuais, onde os resíduos são acumulados e recolhidos, tendo como destinação final uma empresa de catadores de lixo. Os resíduos de podas e varrições são gerados independentemente das atividades acadêmicas, nesse sentido chegou-se a quantia média de 424,28 kg/ dia de folhas que são retiradas do campus. Por fim, o trabalho visou também a sugestão de uma nova rota tecnológica, que objetiva a separação dos resíduos recicláveis, num processo de triagem e uma compostagem dos resíduos orgânicos antes do descarte final no Aterro Sanitário de Maceió.

Presidente - 1121201 - NELIA HENRIQUES CALLADO
Interno - 3064870 - DANIEL PINTO FERNANDES
Externa ao Programa - 1120960 - IVETE VASCONCELOS LOPES FERREIRA
Externa à Instituição - ELIZABETH REGINA HALFELD DA COSTA - CEFET-MG