Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIZZA DE SOUZA VASCONCELOS PIMENTEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIZZA DE SOUZA VASCONCELOS PIMENTEL
DATA : 06/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala do conselho do Centro de Tecnologia
TÍTULO:

O acesso à água potável, saneamento e higiene em populações marginalizadas. Estudo de caso: comunidade da “Grota do Estrondo”, Maceió - Alagoas.


PALAVRAS-CHAVES:

WASH, Saúde Pública, Práticas Domésticas, ODS.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

Água potável segura, saneamento e higiene - WASH, são indispensáveis para a saúde pública e o bem-estar humano; além de desempenhar um papel importante no movimento global para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS/ONU. Segundo a OMS, 829.000 pessoas morrem a cada ano como resultado do uso de água insegura, falta de saneamento e carente higiene das mãos. A população periférica é a que mais sofre com tais problemas, os serviços públicos não chegam nessas regiões na mesma velocidade que chegam em locais mais centrais da cidade, além disso, existe a falta de recurso para aquisição de itens de higiene/limpeza e água potável; existe, ainda, a falta de conhecimento de práticas domésticas para evitar doenças ligadas ao WASH. O saneamento é a principal barreira que pode isolar patógenos fecais e impedir que atinjam o meio ambiente. Porém, também existem barreiras secundárias, como o tratamento de água e a lavagem das mãos e barreiras terciárias que estão relacionadas à higiene de utensílios domésticos. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar possíveis divergências entre a gestão e planejamento do acesso ao WASH em comunidades periféricas e o que se propõe atualmente como balizador para o atendimento dos ODS/ONU. Para tanto, ter-se-á como base um estudo de caso referente à comunidade “Grota do Estrondo”, situada em Maceió, Alagoas. A pesquisa será quali-quantitativa, através de pesquisa social empírica, composta por três etapas. A primeira será o levantamento de dados de fontes secundárias (SNIS, OMS, IBGE e outros), a segunda será a pesquisa de campo (observação, entrevistas, e análise estatística e temática dos dados) e a última será a triangulação dos dados, que consiste na comparação efetiva entre os discursos analisados e os dados quantitativos das fontes secundárias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1640249 - MARLLUS GUSTAVO FERREIRA PASSOS DAS NEVES
Interno - 1774383 - EDUARDO LUCENA CAVALCANTE DE AMORIM
Interna - 1644323 - KARINA RIBEIRO SALOMON
Notícia cadastrada em: 30/05/2022 13:03
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 25/04/2024 04:58