Estudo de Variáveis Explicativas da Fração de Área Impermeável
Previsão de área impermeável; Planejamento urbano; Sensoriamento remoto.
Embora o aumento de áreas impermeáveis artificiais esteja diretamente ligado ao crescimento urbano, ainda é comum que os municípios não prevejam sua evolução. Neste sentido, imagens de satélite de resolução alta, como as oriundas do QuickBird são ideais para caracterizações do uso e da cobertura do solo com esse objetivo; no entanto, seu custo impossibilita a frequenta aquisição, sobretudo em municípios menores. Uma possível resolução desta problemática é vincular o aumento da área impermeável total ao crescimento de outros vetores de crescimento urbano. Assim, esse estudo objetiva utilizar dados de densidade viária e de densidade populacional para obter modelos de previsão da área impermeável total. Verificou-se primeiramente a existência de correlações com testes de hipótese para os coeficientes de Spearman e de Pearson. Para os modelos com evidência de correlação linear, fez-se então as regressões simples e múltipla, quando cabível, assim como a estimativa de uma banda de confiança de 95%, dentro da qual a área impermeável futura deve estar. A fim de testar a aplicabilidade dos modelos selecionados, previu-se a área impermeável total para áreas análogas àquelas utilizadas para sua construção. Como resultado, obtiveram-se dois modelos em função da densidade viária, sendo um deles potencialmente aplicável a áreas de verticalização, consolidada ou em andamento, e outro a áreas de habitações horizontais unifamiliares. Diante da realidade do Nordeste do Brasil, espera-se que o modelo seja aplicável a municípios com poucos dados de impermeabilização, tanto litorâneos quanto interioranos, visando subsidiar diagnósticos e previsões satisfatórios em instrumentos de planejamento urbano, como Planos Diretores e Planos Municipais de Saneamento Básico.