PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA VIEIRA CAVALCANTE

DISCENTE : MARILIA VIEIRA CAVALCANTE
DATA : 28/10/2021
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/pbg-bkfq-vim

O NASCIMENTO DO HERÓI: CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE IMPLANTE COCLEAR

Enfermagem Pediátrica; Implante Coclear; História em Quadrinhos; Desenvolvimento Infantil

Introdução: A conquista do implante coclear para crianças com deficiência auditiva e seus cuidadores, é para além do acesso aos sons. Perpassa sua relação com o mundo, o processo de crescimento e desenvolvimento, de comunicação, das relações afetivas e sociais, e assim, promove a (re)habilitação auditiva, ao minimizar e/ou prevenir restrições ocasionadas pela deficiência auditiva. O processo até o Implante Coclear envolve uma abordagem de cuidados multiprofissional, em etapas pré, trans e pós-implante, até sua ativação e adaptação pela criança, etapas que envolvem mudanças, medos, dúvidas e insegurança, para mediar essa jornada buscou-se o universo da História em Quadrinhos como uma tecnologia para educação, saúde e cuidado de crianças com deficiência auditiva. Objetivo: Construir um material educativo no formato de uma história em quadrinhos para crianças a partir de três anos sobre o processo para a realização do Implante Coclear. Metodologia: Estudo metodológico, realizado em 2021, com foco no desenvolvimento de uma História em Quadrinhos para crianças narrada a partir das experiências de nove mães e seus filhos em busca do “super poder” da audição. Os depoimentos foram colhidos através de entrevista semiestruturada Os dados foram vistos à luz da análise do conteúdo de Minayo e apoiado no referencial teórico da Mediação simbólica, desenvolvimento infantil e aprendizagem sob a ótica histórico-cultural de Vygotski e subsidiaram a construção do roteiro da História em Quadrinhos intitulada: “Super T: E o mundo dos sons”. Resultados e discussão: Após a organização dos dados e reflexão acerca dos achados emergiram as seguintes categorias de análise: Categoria 1 - Da suspeita ao diagnóstico da deficiência auditiva do(a) filho(a); Categoria 2 - Em busca do “Super Poder” - a cirurgia para o Implante Coclear; Categoria 3 - A família e o herói no pré e pósoperatório do IC; Categoria 4 - A ativação do IC e as descobertas da vida diante do mundo dos sons; Categoria 5 - A vida escolar e as potencialidades para o desenvolvimento e aprendizagem. Considerações Finais: Em construção.

Externa à Instituição - CRISTIANE MONTEIRO PEDRUZZI - UNCISAL
Presidente - 1466486 - INGRID MARTINS LEITE LUCIO
Externa ao Programa - 3501846 - IVANISE GOMES DE SOUZA BITTENCOURT
Notícia cadastrada em: 25/10/2021 12:06