PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: HALLANA LAISA DE LIMA DANTAS

DISCENTE : HALLANA LAISA DE LIMA DANTAS
DATA : 18/11/2021
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/sht-awby-ewv

SER ENFERMEIRA NO CUIDADO INTENSIVO NEONATAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 Á LUZ DA FENOMENOLOGIA

Fenomenologia; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Enfermagem; Covid-19; Hermenêutica.

Introdução: Esta proposta de dissertação apresenta como objeto de investigação a vivência da enfermeira no cuidado intensivo neonatal no contexto da pandemia de COVID-19. Investigações que abordam os profissionais de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal apontam cargas psicológicas sobrepostas às demandas biológicas, química, fisiológica, físicas e mecânicas no ambiente de trabalho. Destacam-se as relações interpessoais com a equipe e interação com os familiares e/ou responsáveis pelo RecémNascido como um aspecto representativo para o que é apontado como um desgaste. Assim, pretendeu-se trazer à luz o ser enfermeiro(a) sendo-aí-no-mundo-da-utin, os significados que este ser percebe enquanto existe no mundo-da-utin, movimento que dá relevo a como ocorrem as interações e fenômenos entre o ser enfermeiro(a) vivenciando uma pandemia e os outros e as coisas no mundo-da-utin. Por fim, responder à seguinte questão de pesquisa: quais são as vivências do(a) enfermeiro(a) no cuidado intensivo neonatal durante a pandemia de COVID19? Objetivo: compreender as vivências do ser enfermeiro que cuida do Recém-Nascido de risco em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal durante a pandemia de COVID-19. Método: Estudo de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica interpretativa e referencial teórico-metodológico de Patrícia Benner (1994), haja vista que o objeto é subjetivo e particular, velado no ser do enfermeiro mediante o sofrimento humano em ambiente de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal durante a pandemia de COVID-19, sendo esse o mecanismo de construção de informações mais adequado. Resultados e Discussão: Participaram do estudo oito enfermeiras da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes. Neste processo surgiram claramente dois temas que situavam todas as falas das participantes: enfrentamento da pandemia e relacionamento enfermeira-paciente. Após a verificação desta tematização, sucedeu paralelamente a categorização e subcategorização dentro das temáticas. Após análise é apresentado um caso paradigmático. Considerações Finais: Desta forma, percebe-se o valor da contribuição que este referencial agrega as pesquisas em enfermagem, trazendo uma visão coerente e compreensivista das experiências do enfermeiro que enfrenta a pandemia de covid19, de modo mais amplo e profundo, que pode impactar diretamente a formação e qualificação deste profissional. Recomenda-se que mais pesquisas utilizando este referencial sejam desenvolvidas no Brasil para favorecer o melhor domínio do referencial e alcançar espaços subjetivos em informações qualitativas que por vezes são olvidados em favor de perspectivas reducionistas.

Presidente - 1466486 - INGRID MARTINS LEITE LUCIO
Externa ao Programa - 2121330 - MERCIA ZEVIANI BREDA
Interna - 079.925.055-49 - REGINA MARIA DOS SANTOS - UFAL
Notícia cadastrada em: 17/11/2021 19:30