PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: MARILIA VIEIRA CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARILIA VIEIRA CAVALCANTE
DATA : 29/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual - meet.google.com/deb-kmtv-cbo
TÍTULO:

O NASCIMENTO DO HERÓI: CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE IMPLANTE COCLEAR


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem Pediátrica; Implante Coclear; História em Quadrinhos; Desenvolvimento Infantil.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

Introdução: A conquista do implante coclear para crianças com deficiência auditiva           perpassa sua relação com o mundo, para além do mundo dos sons, o processo de crescimento e desenvolvimento, comunicação, relações afetivas e sociais, e assim, promove a (re)habilitação auditiva, ao minimizar e/ou prevenir restrições ocasionadas pela deficiência auditiva. O processo até o Implante Coclear envolve uma abordagem de cuidados multiprofissional, em etapas pré, trans e pós-implante, até sua ativação e adaptação pela criança, etapas que envolvem mudanças, medos, dúvidas e insegurança, para mediar essa jornada buscou-se o universo da História em Quadrinhos como uma tecnologia para educação, saúde e cuidado de crianças com deficiência auditiva. Objetivo: Construir um material educativo no formato de uma história em quadrinhos para crianças a partir de três anos sobre o processo para a realização do Implante Coclear. Metodologia: Estudo metodológico, realizado no município de Maceió-AL, com foco no desenvolvimento de uma História em Quadrinhos sobre Implante Coclear para crianças com deficiência auditiva, desenvolvida a partir das experiências de nove mães com idades entre vinte e quatro e quarenta anos e seus filhos em busca do “super poder” da audição. Os depoimentos foram colhidos através de entrevista semiestruturada entre os meses de novembro de 2020 a março de 2021. Os dados foram vistos à luz da análise do conteúdo de Minayo e apoiado no referencial teórico da Mediação simbólica, desenvolvimento infantil e aprendizagem sob a ótica histórico-cultural de Vygotski e subsidiaram a construção do roteiro no modelo full script da História em Quadrinhos intitulada: “Super T: E o mundo dos sons”, aprovada pelo Comitê de ética em Pesquisa, sob o número de CAEE: 26042019.1.0000.5013.      Resultados e discussão: Após a organização dos dados e reflexão acerca dos achados emergiram as seguintes categorias de análise: 1)      Da suspeita ao diagnóstico da deficiência auditiva do(a) filho(a);      2)           Em busca do “Super Poder” - a cirurgia para o Implante Coclear;      3)       A família e o herói no pré e pós-operatório do IC;       4)           A ativação do IC e as descobertas da vida diante do mundo dos sons;      5)      A vida escolar e as potencialidades para o desenvolvimento e aprendizagem. A partir da análise das entrevistas com as mães discutiu-se os aspectos relacionados a descoberta da deficiência dos filhos, suspeitas, triagem neonatal, diagnóstico, intervenção e descoberta do implante coclear. O percurso para realização do implante envolveu dedicação e persistência das mães em busca de proporcionar a audição através do implante coclear para seus filhos, traduzida por elas em qualidade de vida. As etapas para realização do implante, adaptação e reabilitação vivenciada por cada criança envolveu características singulares e individuais, porém em todos os relatos foram expressados ganhos relacionados a percepção, detecção e identificação dos sons, desenvolvimento da comunicação oral, melhora na concentração, socialização, interação e nas habilidades escolares das crianças.  A análise das entrevistas subsidiou a construção do roteiro da história em quadrinhos no modelo full script. Considerações Finais: O roteiro da história em quadrinhos sobre implante coclear foi construído a partir das vivências das mães com seus filhos, o que possibilitou aproximar o enredo da realidade vivenciada durante o percurso para a realização do implante e possibilitar o conhecimento sobre a temática. Pautado nos pilares da interação, mediação e instrumentos mediadores propostos por Vygotski, foi realizada a análise do roteiro e defendida a sua utilização e importância como um instrumento para orientação sobre a realização do implante coclear. Espera-se concluir as etapas de validação do instrumento em estudos posteriores.       


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1466486 - INGRID MARTINS LEITE LUCIO
Externa ao Programa - 3501846 - IVANISE GOMES DE SOUZA BITTENCOURT
Externa à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO CARNEIRO PESSOA DE SANTANA - UNCISAL
Notícia cadastrada em: 25/11/2021 14:52
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 19/04/2024 15:31