PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA MARIA SILVA DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA MARIA SILVA DA CUNHA
DATA : 21/07/2022
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/mdi-oeog-dkp

O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ONCOLOGIA: SCOPING REVIEW

Educação em Saúde, Jogos e Brinquedo, Oncologia, Promoção da Saúde, Qualidade em Saúde.

O objetivo deste trabalho é analisar as evidências científicas existentes na literatura sobre o uso de jogos para a promoção e educação em saúde de pessoas em cuidados oncológicos. Trata-se de uma revisão de escopo na qual a coleta de dados foi realizada nas bases Epistemonikos, PubMed, BDTD, BVS/Bireme, Scopus, Google Scholar, Embase, Web Of Science, ProQuest Dissertation Theses, Cochrane Database of Systematic Reviews, Catálogo de Teses & Dissertações - CAPES e LILACS entre os meses de março e junho de 2022. A amostra final foi composta por 72 estudos. Estes dataram a partir do ano de 2001, com maior número de publicações no ano de 2018 (n=10), sendo majoritariamente realizados no continente americano (n=40), principalmente como fontes de dados primários (n=44). Demonstrou-se que todos os jogos constituíam-se como eletrônicos/digitais, apesar das diferentes mecânicas e elementos apresentados, havendo uma distribuição deste de modo a atender os diferentes grupos etários, com destaque para as crianças, adolescentes/jovens adultos e adultos, respectivamente. Estes foram utilizados para a educação em saúde de pessoas em fase de diagnóstico, tratamento e remissão, estando inserido na abordagem de temas relevantes no campo como a adesão ao tratamento, autoeficácia para gerenciamento da doença, manejo de náuseas e vômitos, promoção da atividade física e mudanças de comportamentos de saúde, e qualidade de vida. Concluiu-se que as pesquisas na área demonstram-se promissoras e acompanham as tendências do campo do uso de jogos educacionais na saúde.

Externa à Instituição - LAÍS FUMINCELLI - UFSCAR
Externa ao Programa - 2996880 - ALDA GRACIELE CLAUDIO DOS SANTOS ALMEIDA
Presidente - 2022453 - PATRICIA DE CARVALHO NAGLIATE
Notícia cadastrada em: 21/07/2022 00:06