PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: NEMORIO RODRIGUES ALVES

DISCENTE : NEMORIO RODRIGUES ALVES
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/sij-qntr-ueb

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS DO CONSULTÓRIO NA RUA ACERCA DO CUIDADO SEGURO

Segurança do Paciente; Atenção Primária à Saúde; Brasil; Pesquisa Qualitativa.

Esta pesquisa tem como objeto do estudo as concepções e práticas dos profissionais do Consultório na Rua acerca do cuidado seguro e a questão norteadora que a conduziu foi “Quais são as concepções e práticas dos profissionais do Consultório na Rua acerca do cuidado seguro?''. O cuidado seguro pode ser entendido como uma estrutura de atividades que cria culturas, comportamentos, processos, tecnologias e ambientes em saúde que mitigam de forma consistente e sustentável o risco, reduzem a ocorrência de danos evitáveis, tornam os erros menos prováveis e diminuem o impacto do dano quando ele ocorre. O objetivo foi compreender as concepções e práticas dos profissionais do Consultório na Rua acerca do cuidado seguro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, compreensiva e exploratória. O cenário do estudo foi a capital alagoana. Participaram desta pesquisa 21 profissionais do Consultório na Rua. A produção das informações aconteceu por meio das técnicas de observação participante e grupo focal. O tratamento e interpretação das informações foram desenvolvidos orientando-se pelo método da análise temática proposto por Minayo. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas e aprovado com o número de parecer 5.501.153. Os resultados foram organizados e sistematizados em três categorias temáticas a saber: Concepções acerca do cuidado seguro; Desafios enfrentados para o cuidado seguro no contexto da rua; e, Estratégias utilizadas para realizar o cuidado com segurança. Os participantes, em sua maioria, manifestaram concepções e práticas acerca do cuidado seguro relacionadas ao uso de tecnologias leves de cuidado como o vínculo, acolhimento e empatia. Discursaram que a segurança do cuidado está associada não somente à realização de procedimentos, mas também consideraram a própria segurança do profissional como parte da segurança do usuário. Foram evidenciadas concepções sobre cuidado seguro relacionadas a um cuidado que minimiza riscos, bem como evita erros e danos. Foram elencadas dificuldades associadas à falta de experiência e qualificação profissional para atuação junto às pessoas em situação de rua, bem como desafios relacionados às singularidades encontradas no contexto da rua. Ademais, os participantes apontaram problemas na articulação e acolhimento de usuários por parte de outros serviços que prestam assistência e cuidado à população em situação de rua. Por fim, as resistências dos usuários relacionadas ao cuidado de si, bem como o uso de substâncias e as constantes mudanças de território foram pontuadas como desafios. O planejamento de ações foi a principal estratégia revelada nos discursos dos profissionais. Foram elencadas atividades intituladas pré-campo, pós-campo, reunião semanal de equipe e cronograma semanal de atividades. O compartilhamento do cuidado e de tarefas, bem como a comunicação entre os profissionais também foram mencionadas. A realização deste estudo possibilitou a compreensão da temática do cuidado seguro sob a ótica dos profissionais do Consultório na Rua. Sugere-se a implementação de ações importantes para melhorar e qualificar o cuidado seguro às pessoas em situação de rua e, consequentemente, reduzir a ocorrência de incidentes. As implicações para a prática podem ser percebidas no sentido de fortalecer a sensibilização para o tema do cuidado seguro na Atenção Primária por parte dos profissionais da saúde, usuários, gestores, formuladores de políticas, educadores e pesquisadores. O estímulo à segurança entre esses sujeitos será um fator potencializador de estratégias que visem a melhoria da qualidade e a redução de incidentes.

Externo(a) à Instituição - CINIRA MAGALI FORTUNA - USP
Interno(a) - 1566710 - ISABEL COMASSETTO
Presidente - 2022453 - PATRICIA DE CARVALHO NAGLIATE
Notícia cadastrada em: 24/02/2023 10:27