PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: MARIANA MARIA PEREIRA CINTRA FARIAS CARVALHO

DISCENTE : MARIANA MARIA PEREIRA CINTRA FARIAS CARVALHO
DATA : 27/02/2023
LOCAL: Miniauditório I do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA)

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE CUIDADO NO CONTEXTO DA GESTAÇÃO DE ALTO RISCO

Gestação de alto risco; Tecnologia biomédica; Trabalho de parto; Parto; Enfermagem.

INTRODUÇÃO: No Brasil, acontecem cerca de três milhões de nascimentos por ano. Destes, 98% ocorrem em estabelecimentos hospitalares (públicos ou privados), onde há a adoção de tecnologias com o objetivo de tornar a assistência mais segura para a mulher e o bebê. Nesse contexto, cuidado e tecnologia estão relacionados e proporcionam embasamento para práticas de assistência, de maneira que as tecnologias não invasivas de cuidado, implementadas, sobretudo, pela Enfermagem, ganham espaço sob a ótica de uma assistência humanística. OBJETIVO: Analisar a associação entre os fatores sociodemográficos e clínicos e a utilização de tecnologias de cuidado obstétrico. MÉTODO: Trata-se de um estudo quantitativo, exploratório, observacional e do tipo transversal realizado nas duas principais maternidades de alto risco em Alagoas, cujas participantes foram puérperas em alojamento conjunto. A coleta de dados foi realizada no período de novembro de 2021 a outubro de 2022, através da aplicação de formulário semi-estruturado. Após a coleta de dados, os mesmos foram organizados e analisados a partir de estatística descritiva e inferencial, utilizando-se o Microsoft Excel e EpiInfo 2.0, sendo aplicado o teste de Qui-quadrado de associação, admitindo-se duas hipóteses e considerando diferença estatística significativa com valor de p ≤ 0,050. Esta pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFAL e UNCISAL. RESULTADOS: Foram coletados 349 formulários, dos quais traçando-se um perfil sociodemográfico encontramos uma amostra com mulheres em sua maioria pardas, entre 20 e 29 anos, com renda familiar de até um salário mínimo, que possuíam ensino médio completo e eram solteiras. Nas variáveis clínicas encontramos média de gestações a termo, do tipo única, com pelo menos 7 consultas de prénatal, desfechos neonatais em alojamento conjunto e com pelo menos uma comorbidade materna associada. Elencando-se as tecnologias de cuidado mais utilizadas, percebemos maior prevalência de tecnologias leves e duras no cenário de alto risco. Quanto às análises de inferência, não houve diferença significativa entre as variáveis sociodemográficas e clínicas e o contexto de utilização de tecnologias leves, leve-duras ou duras, exceto pela associação entre a presença de comorbidades e a não utilização de tecnologias leve-duras. CONCLUSÃO: A partir dos resultados desse estudo, podemos identificar que no cenário de alto risco estudado as tecnologias leves e duras foram as mais utilizadas, de modo que, entre as tecnologias duras, a cesariana foi a que apresentou maior prevalência. Quanto às associações, embora a maioria não tenha sido significativa, convém ressaltar a necessidade de melhor utilização de tecnologias leve-duras, mesmo no contexto do alto risco, a fim de proporcionar prática baseada em evidências e experiência positiva do parto para as mulheres.

Presidente - 2731160 - AMUZZA AYLLA PEREIRA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - MARI ÂNGELA GAEDKE
Interno(a) - 4120640 - RUTH FRANCA CIZINO DA TRINDADE
Notícia cadastrada em: 26/02/2023 20:58