Banca de QUALIFICAÇÃO: LARA TORRES DE MELO VASCONCELLOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LARA TORRES DE MELO VASCONCELLOS
DATA: 03/05/2020
LOCAL: Sala de aula 01 - PPGAU

LUZ NATURAL E LATITUDE:A INFLUÊNCIA DA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA NO DESEMPENHO LUMINOSO DE PROJETO PADRÃO DE SALA DE AULA

O uso adequado da luz natural no ambiente escolar possui um importante papel no processo de aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, principalmente no início do processo educativo, onde o indivíduo é mais suscetível às influências do meio. Entretanto, o uso de um mesmo projeto arquitetônico em todo o Brasil pode comprometer o desempenho luminoso do espaço, pois a disponibilidade de luz varia de acordo com as particularidades locais. Desta forma, a presente dissertação tem como objetivo avaliar a influência da latitude no aproveitamento da luz natural em sala de aula de projeto padrão. Na metodologia, foram realizadas simulações computacionais, utilizando o software Troplux 8, de uma de sala de aula da tipologia B do programa Proinfância em 4 diferentes capitais brasileiras (Macapá, Maceió, Vitória e Porto Alegre), em 8 diferentes orientações  (N, NE, L, SE, S, SO, O e NO) e em quatro diferentes cenários, com base no Ângulo Vertical de Obstrução (sem edificação obstruidora, 26°, 44°, 56° e 63°).  Para isso, foram selecionados indicadores de desempenho objetivando avaliar a suficiência da luz e o potencial desconforto e comparar as variáveis utilizadas: Autonomia de Luz Natural Espacial, Exposição Solar Anual, Iluminância Média Anual e Uniformidade Média Anual.  Os resultados parciais – gerados para todas as orientações e cidades propostas, para os cenários sem obstrução, AVO 26° e AVO de 44° - mostraram que quanto maior a latitude, menor a Iluminância Média Anual. A presença da edificação obstruidora gerou redução de EMA, de ALNe300/50% e alterações na UMA, mas não comprometeu o desempenho das atividades propostas no ambiente, de acordo com a LM-83-12 (2012), sendo as orientações N e NE de maior influência da presença da edificação obstruidora. Com relação ao potencial desconforto, as orientações SO, O e NO obtiveram os maiores resultados e, consequentemente, a maior influência com um maior AVO provocado pela edificação obstruidora, passando de insatisfatório, no cenário proposto sem obstrução, para neutro, no cenário proposto com AVO de 44°. Portanto, verifica-se a relevância das particularidades locais no desempenho luminoso no ambiente, devendo ser levadas em consideração ao inserir uma edificação em um determinado local, de modo a melhorar o aproveitamento da luz natural e a qualidade do espaço.

PALAVRAS-CHAVE:

Projeto padrão escolar. Iluminação natural. Latitude. Simulação computacional

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

Interno(a) - 2198876 - FERNANDO ANTONIO DE MELO SA CAVALCANTI
Externo(a) à Instituição - LOUISE LAND BITTENCOURT LOMARDO - UFRJ
Presidente - 1120504 - RICARDO CARVALHO CABUS
Interno(a) - 1752658 - RICARDO VICTOR RODRIGUES BARBOSA
Notícia cadastrada em: 03/05/2020 16:27
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 25/04/2024 20:55