Banca de DEFESA: RODRIGO PROCÓPIO CUNHA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: RODRIGO PROCÓPIO CUNHA
DATA: 13/05/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

 O direito à habitação e a dignidade da pessoa idosa no Programa Minha Casa Minha Vida: O caso do Residencial Vila dos Pescadores, em Maceió/AL.


RESUMO:

A população idosa cresce de forma acentuada e decorrente desta condição surgem questões relativas ao habitar que devem ser tratadas, no sentido de promover a capacidade funcional e fortalecer a dignidade desta população. Sobre o tema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou em 2007 o Guia Global Cidade Amiga do Idoso, que ao contemplar oito eixos, enseja um planejamento urbano voltado às demandas específicas dos idosos. No Guia foi utilizado o Protocolo de Vancouver, que auxilia a pesquisa do tema junto aos idosos, ao discutir a capacidade funcional na unidade habitacional, assim como o acesso à cidade. Dentro deste panorama, a presente pesquisa questiona como a atual dinâmica da política habitacional brasileira e em especial, o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) impacta a vida das pessoas idosas de baixa renda, na sua autonomia e capacidade funcional, considerando o conceito de moradia digna, habitação de interesse social e as condições de inserção urbana oferecidas pela nova moradia. Para tal, se propõe a analisar o caso do Residencial Vila dos Pescadores, localizado no bairro do Trapiche da Barra em Maceió/AL, um empreendimento do PMCMV destinado a famílias com renda de zero a três salários mínimos. A pesquisa é de caráter exploratório, realizada sob abordagem qualitativa, a partir de visitas de campo e entrevistas semiestruturadas, utilizando o Protocolo de Vancouver, para verificar os níveis de independência e autonomia dos participantes no espaço de suas moradias, no entorno e no acesso à cidade. Adaptaram-se também parâmetros e elementos considerados essenciais para a real efetivação do direito à moradia usados na metodologia proposta por Rolnik (2014) para avaliar a efetivação do direito à moradia adequada, bem como o seu padrão de inserção urbana. Portanto, esta pesquisa estuda as necessidades habitacionais do idoso de baixa renda e sua inserção urbana, de modo a contribuir para o debate sobre o planejamento urbano inclusivo. Os resultados obtidos aliados à discussão teórica desenvolvida, fornecem pistas para a interpretação do que significa a moradia digna para os moradores e quanto o morar com dignidade influencia na qualidade de vida da pessoa idosa e na sua capacidade de usufruir do espaço urbano. Ao final, pretende-se que o debate levantado a partir do caso apresentado, contribua para a definição dos critérios de qualidade da HIS provida à população idosa de baixa renda, indicando caminhos para que a política habitacional e urbana leve em conta, e de modo coerente, o envelhecimento populacional.


PALAVRAS-CHAVE:

Direito à cidade e à moradia digna; envelhecimento populacional; habitação de interesse social; Programa Minha Casa Minha Vida; Residencial Vila dos Pescadores.


PÁGINAS: 164
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2332875 - DEBORA DE BARROS CAVALCANTI FONSECA
Interno(a) - 1647400 - JULIANA MICHAELLO MACEDO DIAS
Externo(a) à Instituição - LIVIA IZABEL BEZERRA DE MIRANDA - UFBA
Interno(a) - 1752658 - RICARDO VICTOR RODRIGUES BARBOSA
Notícia cadastrada em: 12/05/2020 15:33
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 28/03/2024 15:35