Banca de DEFESA: LUIZ GUSTAVO OLIVEIRA DA SILVA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LUIZ GUSTAVO OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 26/05/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

FAIXA AZUL EM MACEIÓ: Avaliação dos ganhos de velocidade dos ônibus por microssimulação do tráfego


RESUMO:

O sistema de transporte coletivo por ônibus de Maceió convive diariamente com diversos problemas, operando de forma precária e por consequência perde a cada ano mais usuários.  Dada a importância deste modal de transporte para o pleno funcionamento da cidade, nos últimos anos foram postas em prática algumas medidas na tentativa de trazer alguma melhoria para o sistema, sendo a Faixa Azul – faixa de rolamento dedicada primariamente ao transporte coletivo – a medida mais marcante. Implantada primeiramente em 2014 no corredor viário das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro (principal corredor de transporte da cidade) e um ano mais tarde nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança, a referida faixa pretendia principalmente dar mais celeridade à operação dos ônibus urbanos da cidade, o que certamente impactaria positivamente no sistema. Após cinco anos de sua implantação pergunta-se: quais foram os impactos da Faixa Azul no sistema de transporte coletivo de Maceió e qual foi a intensidade desses impactos no sistema? Decerto houve melhorias no sistema, porém, sua amplitude fora limitada pelas características intrínsecas dessa medida de prioridade. Portanto, pretende-se com esta dissertação contribuir com a discussão das políticas públicas de priorização do transporte coletivo de Maceió, a partir da avaliação da efetividade da Faixa Azul. Para isso foram avaliados os principais parâmetros operacionais do sistema de transporte por ônibus que são diretamente impactados por esta medida de prioridade, a citar: velocidade média de operação, tempo de viagem, regularidade das viagens, custos operacionais e a demanda de passageiros. Os resultados parciais obtidos revelam que houve melhorias relevantes na velocidade média de operação, no tempo de viagem e na demanda de passageiros, entretanto, estas melhorias dependem de ações constantes de fiscalização e controle da referida faixa. Portanto, constatou-se que, apesar das expressivas melhorias obtidas com a Faixa Azul, a facilidade de invasão e o compartilhamento da faixa nas diversas situações permitidas geram diversas interferências dos demais veículos que impactam consideravelmente na sua capacidade. Sendo assim, é preciso aprimorar o modo de priorização do transporte coletivo para se obter resultados mais constantes, investindo, por exemplo, em pistas exclusivas.


PALAVRAS-CHAVE:

Faixa Azul, Faixas Exclusivas de Ônibus, Mobilidade em Maceió, Transporte Coletivo

 



PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 297989 - AUGUSTO ARAGÃO DE ALBUQUERQUE
Presidente - 1119813 - GERALDO MAJELA GAUDENCIO FARIA
Externo(a) à Instituição - MARIA LEONOR ALVES MAIA - UFPE
Interno(a) - 1569322 - SUZANN FLAVIA CORDEIRO DE LIMA
Notícia cadastrada em: 26/05/2020 00:10
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