Banca de DEFESA: TAMIRES ALEIXO CASSELLA

DISCENTE : TAMIRES ALEIXO CASSELLA
DATA : 22/03/2021
LOCAL: Videoconferência

Imagens-memória: narrativas fotográficas da arquitetura moderna de Maceió.

Arquitetura moderna; Fotografia de arquitetura; Referência memorativa.

A cidade de Maceió-AL, conta, em nível estadual, com mais de trinta tombamentos, em edificações de vários períodos. Dentre elas, há somente um exemplar modernista – o Palácio do Trabalhador – que foi tombado, prioritariamente, em razão da sua representatividade política da força sindical (decreto nº 37.934 de 28/12/98). Em âmbito municipal, a cidade apresenta atualmente 56 Unidades Especiais de Preservação (UEPs), compostas por exemplares de diversas épocas, inclusive relativos ao Movimento Moderno. Contudo, apesar de algumas destas obras estarem incluídas na medida de proteção do Plano Diretor, parte desse conjunto está modificado, abandonado e, mesmo, destruído, a exemplo da demolição da antiga residência Afonso Lucena, UEP número 27. Sabe-se que resguardar e preservar o patrimônio arquitetônico são algumas das formas mais conhecidas para que se possa referenciar, de geração para geração, a história de uma sociedade. Porém, quando a paisagem edificada se esvai, temos o seu registro que, de alguma maneira, a fixa. Partindo do pressuposto de que a fotografia de arquitetura contribui para salvaguardar a memória da cidade de Maceió no que diz respeito às referências culturais modernas, questiona-se: como o registro fotográfico ajuda a preservar a memória de uma cidade? Acredita-se que a fotografia, enquanto documento, marca no tempo a arquitetura e faz com que, mesmo se ela deixar de existir fisicamente, sua memória possa, de alguma forma, permanecer na história, fazendo da imagem, por si só, um bem a ser preservado. Assim, esta dissertação foi desenvolvida no sentido de compreender a memória da Arquitetura Moderna da cidade de Maceió através da fotografia e, com isso, contribuir para a ampliação da documentação desse movimento e da própria história da cidade. Para tanto, partiu-se da revisão de literatura sobre os temas: tempo, memória, fotografia e arquitetura moderna. Realizou-se também a busca por conteúdo iconográfico existente da modernidade em periódicos, jornais e livros da época, porém, devido à pandemia da Covid-19, modificou-se essa fonte documental inicialmente escolhida e optou-se por utilizar uma busca virtual nas redes sociais, através de postagens feitas a respeito do modernismo. O recorte desta dissertação foi delineado nesse momento, reunindo-se o conjunto de edifícios e espaços públicos que apareceram nessas publicações. A partir dessa seleção, realizaram-se visitas in loco na intenção de verificar o atual estado de preservação dos prédios em questão e produzir material fotográfico como forma de contribuir com a história imagética dessa arquitetura em Maceió. Dessa maneira, a abordagem da fotografia na presente pesquisa justificou-se não apenas pela relevância em catalogar as situações contemporâneas dos exemplares previamente citados, como também por construir narrativas sobre a arquitetura moderna enquanto referência memorativa, tendo em vista que configura uma paisagem que, cada vez mais, morre na cidade.

Externa ao Programa - 1653230 - ADRIANA CAPRETZ BORGES DA SILVA MANHAS
Interna - 1647400 - JULIANA MICHAELLO MACEDO DIAS
Externo à Instituição - LUIZ MANUEL DO EIRADO AMORIM - UFPE
Presidente - 2373057 - ROSELINE VANESSA SANTOS OLIVEIRA