PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELADJA OLIVEIRA SANTOS



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ELADJA OLIVEIRA SANTOS
DATA: 17/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: FAMED/UFAL
TÍTULO:

CONTROLE SOCIAL NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES:
contribuição da preceptoria na Atenção Básica


RESUMO:

O presente Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Mestrado
Profissional em Ensino na Saúde (MEPS) da Faculdade de Medicina (FAMED) da
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é constituído por um artigo científico e um
produto de intervenção, ambos decorrentes da pesquisa intitulada “Controle Social na
formação dos discentes: contribuição da preceptoria na Atenção Básica”. O estudo
busca evidenciar como os preceptores compreendem a importância do controle social
na formação dos discentes no exercício da preceptoria, tendo como objetivo analisar
como o controle social é abordado na formação de graduandos pelos preceptores na
Atenção Básica. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo exploratório que
utilizou a técnica de Grupo Focal (GF) para coleta dos dados. Participaram da
pesquisa oito preceptores que atuam nas unidades de saúde do VII Distrito Sanitário
(DS) de Maceió (AL), e sete estudantes que fizeram ou estavam em estágio obrigatório
nessas unidades. Para a análise dos dados utilizou-se análise do conteúdo de Bardin
que possibilitou identificar categorias e subcategorias, a saber: 1) Concepção sobre o
controle social; 2) Participação e controle social no serviço de saúde. Nesta categoria
foram criadas duas subcategorias, a saber: Ingerência política e atuação dos usuários,
trabalhadores e gestores nos espaços de controle social no serviço de saúde; e, 3)
Atividades desenvolvidas durante o estágio caracterizadas como de controle social.
Os resultados apontaram para um entendimento distinto sobre o tema controle social
apresentado pelas estudantes e preceptores; pouca efetivação de atividades durante
o estágio que trabalhassem o controle social; ausência do profissional/preceptor no
fomento da participação e controle social com usuários e estudantes; necessidade de
formação pedagógica dos profissionais que estão na preceptoria e fortalecimento da
Educação Permanente em Saúde (EPS). Com os resultados foi possível elaborar um
artigo científico e a criação de um vídeo animado intitulado: Preceptor na Atenção
Básica do SUS, qual o seu papel no fomento do Controle Social durante o estágio?
Espera-se que o vídeo seja utilizado em momentos de Educação Permanente dos
preceptores. Do mesmo modo, deseja-se que a pesquisa possa contribuir para uma
formação que leve em conta a importância do controle social para afirmação da
política de saúde e para um maior compromisso político de estudantes,
profissionais/preceptores, docentes, comunidade e gestores.


PALAVRAS-CHAVE:

Controle Social. Preceptoria. Atenção Básica. Formação em saúde.


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2106371 - JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
Externo(a) ao Programa - 1143114 - MARGARETE PEREIRA CAVALCANTE
Externo(a) à Instituição - MARIA LUCELIA DA HORA SALES - UNCISAL
Notícia cadastrada em: 12/03/2020 12:17
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