PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: MARIA IZABEL DE MENDONÇA ALVES



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARIA IZABEL DE MENDONÇA ALVES
DATA: 04/05/2020
HORA: 14:00
LOCAL: FAMED UFAL
TÍTULO:

Integração ensino - serviço: Os olhares dos docentes e de uma
equipe de saúde da família.


RESUMO:

Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) teve como objetivo conhecer o entendimento dos docentes e dos profissionais de saúde, que trabalham integrados desde 2015, em uma unidade docente assistencial localizada no terceiro distrito sanitário do município de Maceió, capital de estado de Alagoas, sobre Integração ensino-serviço. Também se buscou por meio destes conhecer, como era o trabalho antes da integração feita entre uma instituição particular de ensino superior e a secretaria municipal de saúde, após e como a comunidade reagiu a esta parceria. O presente trabalho constitui – se um estudo descritivo, de caráter qualitativo, realizado junto aos atores do serviço envolvidos no processo de integração ensino-serviço. Para conhecimento do perfil dessa amostra, foram aplicados 34 questionários de caracterização,15 para os docentes e 19 para os servidores municipais. Utilizou-se a técnica de entrevista em profundidade individual, como instrumento de coleta de dados, realizada com 9 docentes e 10 servidores municipais, após análise e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Para a etapa de análise das falas, utilizou-se a análise de conteúdo de acordo com a técnica de Bardin. Durante o processo de análise das falas, foram identificadas as seguintes categorias: integração, processo de trabalho, comunidade e intervenção, as quais geraram várias subcategorias. Tal análise possibilitou a triangulação das categorias e subcategorias dos dois grupos estudados. Ficou evidente na conclusão do trabalho, que tanto os docentes como os servidores consideram que a integração ensino-serviço ocorre quando as IES estãopróximas aos serviços de saúde, junto, compartilhando conhecimentos, melhorando processo de trabalho e articulando parcerias, possibilitando uma formação de qualidade para os alunos e capacitação para os servidores da saúde. Contudo muitos dos participantes ainda precisam entender quais são suas atuações e importância de seu papel nessa integração. A partir destes resultados motivou-se a construção de um vídeo educativo sobre integração ensino –serviço, onde foi abordado, algumas sugestões para que o processo de integração entre uma Instituição formadora e uma unidade de saúde, funcione de forma adequada e traga benefícios para ambas. O vídeo deve ser usado como uma forma inovadora de ensino, em oficinas de educação permanente para servidores da saúde e professores.

 


PALAVRAS-CHAVE:

Integração ensino-serviço.Ensino-serviço. Relações ensino-serviço.Vídeos educativos. Recursos audiovisuais.

 


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2120865 - ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
Externo(a) à Instituição - JACQUELINE ARANTES DINIZ BASILIO - CESMAC
Interno(a) - 529203 - LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
Notícia cadastrada em: 24/04/2020 15:27
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