PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: JULIANA ARAUJO MENEZES

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JULIANA ARAUJO MENEZES
DATA: 29/05/2020
LOCAL: FAMED UFAL

Relação entre Processos Formativos sobre Humanização da Saúde e a
Prática de Trabalhadores de um Centro Especializado Em Reabilitação

A humanização da saúde é um tema relevante na área da saúde, tendo sido criada, inclusive, uma política transversal no SUS, para dela tratar: a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. A humanização da saúde está presente nas práticas em saúde e nos espaços de formação (acadêmicos ou não). A formação torna-se fundamental, uma vez que é por meio dos processos formativos que se questionam, reafirmam ou se alteram o trabalho em saúde. Esta pesquisa teve o objetivo de conhecer a relação entre as práticas de trabalhadores de um Centro Especializado em Reabilitação e o seu processo formativo sobre humanização da saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva fundamentada na perspectiva teórica das Práticas Discursivas e Produção de Sentidos de Spink. Para alcance dos objetivos, foi realizada uma oficina com 15 trabalhadores de um serviço de reabilitação em saúde, localizado em Maceió, Alagoas. Os materiais produzidos foram transcritos e serviram para a construção de cinco categorias analíticas: sentidos da humanização na saúde, processo formativo em humanização, processo de trabalho alinhado a práticas humanizadas, desafios para práticas humanizadas e propostas para superação dos desafios. Os resultados apontam para a polissemia em torno do tema; alguns sentidos se aproximam ao proposto pela citada política, outros se alinham a valores humanos e humanitários e outros os mesclam. Há uma formação pontual e incipiente tanto nos espaços escolares quanto nos não escolares a respeito do tema. Apesar disso, foram identificadas práticas alinhadas ao proposto pela Política, mesmo ela não tendo sido referida pelos participantes. Vários desafios e possibilidades de sua superação foram trazidos, de modo a melhorar o trabalho da instituição e beneficiar usuários, trabalhadores e gestores. Conclui-se que o processo formativo sobre humanização da saúde foi construído, predominantemente, por meio das relações sociais e no espaço de trabalho, sendo imprescindível a realização de atividades de Educação Permanente em Saúde no serviço, intervindo em situações concretas do trabalho, para que se possa conhecer, aprofundar e pôr em prática os conhecimentos acerca da PNH e assim melhorar os modos de atenção e gestão no serviço de saúde.

juamenezes@hotmail.com

As respostas não podem ser editadas

SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO PARA DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADO
*Obrigatório
Endereço de e-mail *
juamenezes@hotmail.com
NOME: *
JULIANA ARAÚJO MENEZES
MATRÍCULA:
2018100529
TELEFONE: *
ANO DE INGRESSO NO MPES *

ORIENTADOR: *
PROF. DR. SÉRGIO SEIJI ARAGAKI
COORIENTADOR:

LINHA PESQUISA *

Integração ensino, serviço de saúde e comunidade (IESSC)

TÍTULO DO TRABALHO *
RELAÇÃO ENTRE PROCESSOS FORMATIVOS SOBRE HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE E A PRÁTICA DE TRABALHADORES DE UM CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO
TÍTULO INGLÊS
RELATIONSHIP BETWEEN FORMATIVE PROCESSES ON HEALTH HUMANIZATION AND THE WORKER PRACTICE OF A SPECIALIZED REHABILITATION CENTER
RESUMO

PALAVRAS-CHAVE:

Humanização da Assistência. Ensino. Educação Continuada.
Centros de Reabilitação.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Externo(a) à Instituição - JEANE FÉLIX DA SILVA - UFPB