ENSINO SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NA GRADUAÇÃO EM
ENFERMAGEM: REALIDADE, REFLEXÕES E PROPOSTAS
Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) constituem-se um problema complexo com
forte interface entre a saúde pública e as questões ambientais. Nessa perspectiva, os
enfermeiros devem romper com o paradigma de que a responsabilidade profissional
se encerra no ato técnico, e atentar, sobretudo, para o manejo adequado dos resíduos
gerados no processo de cuidar, visando resguardar a saúde humana e do ambiente.
Para que isso ocorra, é fundamental que as competências e habilidades para RSS
sejam apreendidas desde a graduação, exigindo dos futuros profissionais um
comportamento responsável e consciente. O presente trabalho de conclusão de curso
do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) é composto por uma pesquisa
e um produto de intervenção sobre o tema. A pesquisa teve como objetivo conhecer
a percepção dos discentes de Enfermagem sobre Gerenciamento de Resíduos de
Serviços de Saúde (GRSS). A metodologia ancorou-se na abordagem qualitativa,
descritiva e se utilizou da técnica de Grupo Focal (GF), com sete discentes do quarto
período do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do
nordeste brasileiro. O GF abordou os temas: biossegurança, conceitos de RSS e de
GRSS, oportunidades de aprendizagem sobre GRSS durante o curso, consequências
do descarte inadequado dos RSS, e o papel do enfermeiro no GRSS. Os dados
produzidos foram interpretados, conforme a análise de conteúdo na modalidade
temática de acordo com Bardin (2011) e Malheiros (2011). Como resultados, as
seguintes categorias de análise emergiram do GF: Os saberes dos discentes sobre
RSS; O fazer do enfermeiro frente à gestão dos RSS, na percepção dos discentes; e,
O processo formativo dos discentes sobre a temática GRSS. O ensino sobre RSS
mostrou-se fragmentado, carecendo de aprofundamento e amplitude conceitual. No
contexto prático constatou-se que as experiências vivenciadas acontecem, na maioria
das vezes, no ambiente hospitalar, requerendo cenários de práticas diversificados.
Reconheceram o enfermeiro como responsável pelo Plano de Gerenciamento de
Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e destacaram a Educação Permanente em
Saúde (EPS) como uma estratégia para capacitar a equipe sobre a temática, o que
implica olhar além das práticas de saúde. Não obstante, a academia deve fomentar e
estimular o aprendizado sobre o tema por meio de metodologias de ensino inovadoras,
contextualizadas, articuladas e problematizadas com abordagem interdisciplinar e
transdisciplinar. Os resultados da pesquisa motivaram a produção do guia prático
sobre GRSS. Este produto de intervenção teve como objetivo contribuir com o
aprendizado de questões essenciais sobre o tema, considerando os princípios da
biossegurança, preservação da saúde pública e do meio ambiente. O guia foi dividido
em quatro partes: conceitos, histórico da legislação, classificação e etapas de
implementação do PGRSS. E teve como população-alvo os estudantes e profissionais
da Saúde, especialmente da Enfermagem.
Resíduos de serviços de saúde. Educação em enfermagem.
Competência profissional. Gerenciamento de resíduos.