PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: RENATA CAROLINE MENDONÇA FERRAZ



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: RENATA CAROLINE MENDONÇA FERRAZ
DATA: 30/06/2020
HORA: 14:00
LOCAL: FAMED UFAL
TÍTULO:

O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE MEDICINA DO SONO NO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA.


RESUMO:

 

Introdução: A atuação médica sobre o Sono já ocorre há muitos anos, porém vem sendo desenvolvida pelos profissionais de forma segregada, onde cada especialista tende a lidar apenas com os distúrbios correlacionados à sua área de atuação. A medicina do sono começou a ter importância dentro da comunidade médica a partir de 1970 e desde então veio crescendo exponencialmente, até ser finalmente reconhecida como área de atuação no Brasil, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2011. Médicos sem treinamento prévio de Medicina do Sono, perguntam sobre sono na anamnese em 0 a 13% dos casos. Por outro lado, aqueles que recebem treinamento em distúrbios do sono, conseguem reconhecê-los em 80% dos pacientes. Objetivos: Avaliar os conhecimentos de Medicina do Sono dos estudantes do internato da FAMED-UFAL e entender como ocorre o processo seu ensino-aprendizagem durante a graduação. Metodologia: Estudo de abordagem descritiva, quantitativa e corte transversal, através da aplicação do questionário ASKME (Assessing Sleep Knowledge in Medical Education), traduzido e validado para o português, associado à questões sobre contato com temas relacionados ao sono na graduação, aos estudantes do internato de medicina da FAMED-UFAL. Resultados: Foram avaliados 149 discentes do internato, desses, 95,3% tiveram contato com o tema durante a graduação, predominantemente na disciplina de neurologia (91,2%). No presente estudo, oitenta e seis (57,7%) estudantes obtiveram conhecimento considerado satisfatório (>60% de acertos), ou seja, acertaram mais do que 16 questões do ASKME. Uma grande parcela (82,8%) dos estudantes, não considerava seus conhecimentos sobre sono satisfatórios e 72% não se sentiam seguros no atendimento de uma paciente com distúrbio do sono, como médico generalista. Conclusão: Mediante os resultados desta pesquisa, percebemos a necessidade de reestruturar o ensino da medicina do sono na graduação médica, de forma transversal e com foco na formação do médico generalista, com conhecimentos e competências suficientes para identificar e conduzir os distúrbios do sono através da ampliação dos cenários teórico-práticos e maior divulgação do serviço de Medicina do Sono do Hospital.


PALAVRAS-CHAVE:

Educação Medica, Medicina do sono, currículo, conhecimento, sono.


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2363460 - ANGELA MARIA MOREIRA CANUTO MENDONCA
Externo(a) à Instituição - PAULO JOSE MEDEIROS DE SOUZA COSTA - UNCISAL
Interno(a) - 1120653 - ROSANA QUINTELLA BRANDAO VILELA
Notícia cadastrada em: 15/06/2020 11:42
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