INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO NA SAÚDE NA PRECEPTORIA DO PET-SAÚDE/GRADUASUS
Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Programa de Pós-Graduação de Ensino na Saúde (PPES) pertencente à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é constituído das seguintes seções: apresentação; dissertação, baseada na pesquisa intitulada “Interdisciplinaridade do ensino na saúde na preceptoria do PET-Saúde/GraduaSUS”; e dois produtos educacionais, ligados diretamente à dissertação. Ao final, são apresentadas as considerações gerais do TACC e disponibilizados os apêndices e anexos. Na apresentação são delineadas as motivações pessoais que levaram à pesquisa. A dissertação, construída tendo como base o Construcionismo Social, apresentou como principal objetivo investigar as controvérsias nas conversas entre os/as preceptores/as do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/GraduaSUS (PET-Saúde/GraduaSUS) sobre interdisciplinaridade do ensino na saúde. A pesquisa foi realizada com preceptores do programa (PET-Saúde/GraduaSUS/ 2016-2018) de uma universidade pública do interior de Alagoas, sendo utilizada como produção da informação a técnica da Roda de Conversa. As informações foram analisadas tendo como fundamento as práticas discursivas, oferecendo como resultados cinco conjuntos de sentidos: perfil formativo; interdisciplinaridade; processos de formação; relações de poder; desafios. Como produtos foram escritos: um infográfico sobre Rodas de Conversa e um artigo de revisão integrativa sobre interdisciplinaridade no contexto do PET-Saúde. Este estudo procura contribuir no entendimento sobre interdisciplinaridade no contexto do ensino na saúde, bem como na formação de preceptores, colaborando para ampliação e fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, na perspectiva de aproximar os profissionais de saúde da universidade, corresponsabilizando-se na formação de discentes críticos e construtores do fazer coletivo nos cenários de práticas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Interdisciplinaridade; Preceptoria; Políticas Públicas; Serviços de Integração docente-assistencial.