PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: JEANNETTE BARROS RIBEIRO COSTA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JEANNETTE BARROS RIBEIRO COSTA
DATA: 18/12/2020
LOCAL: PARECER ESCRITO

PERCEPÇÕES DE MÉDICOS RESIDENTES SOBRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM PEDIATRIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PÚBLICO

A Residência Médica é uma forma de treinamento em serviço a partir do atendimento supervisionado ao paciente. O processo de ensino-aprendizagem na Residência Médica é complexo e dinâmico. Demanda que o residente aprofunde e amplie os significados elaborados mediante sua participação, enquanto requer do preceptor o exercício permanente do trabalho reflexivo, além de disponibilidade para o acompanhamento, realização de pesquisas e práticas do cuidado. O presente estudo pretende contribuir para uma reflexão acerca das metodologias de ensino utilizadas no Programa de Residência Médica. Teve como objetivo analisar a percepção de médicos Residentes sobre o processo de ensino-aprendizagem relacionado ao Programa de Residência Médica de Pediatria de um Hospital Universitário do Nordeste brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou para coleta de dados entrevistas semiestruturadas e contou com a participação de doze residentes do Programa de Residência Médica de Pediatria. Os dados foram trabalhados através da análise de conteúdo.Os resultados levaram a identificação de pontos fortes e frágeis do programa de residência médica em Pediatria. Tais resultados viabilizaram a construção de um plano de ação para a capacitação dos preceptores da Residência em questão.Inicialmente foi realizado o planejamento estratégico com a elaboração de uma matriz SWOT fundamentando um plano de ação para capacitação dos preceptores, resultando na realização de uma oficina para apresentação da estratégia de ensino chamada Preceptoria Minuto. Como produto desta pesquisa foi elaborado um relatório técnico-científico contendo todo o processo construtivo acerca da metodologia de ensino utilizada e um manual técnico para facilitar a realização de novas oficinas. Ambos serão apresentados à coordenação da Residência Médica de Pediatria para fomentar a discussão sobre capacitação em ensino para os preceptores.

PALAVRAS-CHAVE:

Residência médica. Ensino. Aprendizagem. Hospitais de ensino.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Externo(a) à Instituição - ANA MARIA CAVALCANTE MELO - UFAL
Interno(a) - 1137700 - FRANCISCO JOSE PASSOS SOARES