PERCURSO FORMATIVO EM HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE E PRÁTICAS DE ENFERMEIROS EM UMA UNIDADE NEONATAL
Humanização da Assistência. Ensino. Educação. Enfermagem
A Política Nacional de Humanização (PNH) visa preparar os trabalhadores da saúde, gestores
e usuários, para atenção à saúde e práticas de gestão de forma diferenciada, efetivando os
princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto o percurso formativo é relevante
para uma assistência humanizada, onde os enfermeiros têm a possibilidade de criar e recriar
novas formas de cuidar. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre o processo
formativo em humanização da saúde e a atuação dos enfermeiros da unidade neonatal do
Hospital Público de Ensino no Nordeste brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,
exploratória tendo como base teórico-metodológica de análise as Práticas Discursivas e
Produção de Sentidos no cotidiano de SPINK, alinhada ao Construcionismo Social. Para isso
foram realizadas entrevistas individuais com oito enfermeiros assistenciais da Unidade
Neonatal do referido serviço. A partir das práticas discursivas foram criadas quatro categorias
analíticas: Sentidos da humanização na saúde, Práticas de saúde humanizadas, Percurso
formativo em humanização na saúde e Sugestões para a formação em humanização. Os
resultados e conclusões estão em andamento.