CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM LESÃO POR
PRESSÃO: ATUALIZANDO SABERES E RESIGNIFICANDO A PRÁTICA
Lesão por pressão. Conhecimento. Estudante de Enfermagem
As lesões por pressão são ocasionadas por vários fatores relacionados à
internação e as condições clinicam dos pacientes, e exige uma assistência integral
por toda equipe de saúde em ações voltadas para multidisciplinaridade para uma
assistência livre de dano, uma vez este agravo à saúde é potencialmente previnível.
Diretrizes nacional e internacional direcionam as recomendações clínicas para a
prevenção e tratamento destas lesões, que visa tornar a qualidade da assistência
um indicador positivo. Em detrimento a essa abordagem, este estudo objetivou
avaliar o conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre Lesão por Pressão,
utilizando diferentes vertentes metodológicas como: Aplicação do Teste de
Conhecimento – TCLP Calili-Piper; e a ferramenta do Exame Clínico Objetivo
Estruturado- OSCE, em duas modalidades: OSCE Virtual e OSCE em cena real.
Trata-se de um estudo exploratório transversal de amplo escopo de abordagem
quanti e qualitativa, realizado de agosto a novembro de 2019, aplicado aos
estudantes de enfermagem do Estágio Curricular Supervisionado de seis Instituição
de Ensino Superior, em um hospital publico na cidade de Maceió Alagoas. Cada
metodologia aplicada fluiu para uma produção científica individual, que foram
conectadas entre si, cujos resultados foram explorados e apresentados nessa dissertação.