PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALÉRIA ANTONIA PEREIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALÉRIA ANTONIA PEREIRA DOS SANTOS
DATA : 26/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: ONLINE - SÍNCRONO
TÍTULO:

INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO DESAÚDE: qual a contribuição do Estágio Curricular da graduação em Enfermagem na qualificação da assistência?


PALAVRAS-CHAVES:

Estágio, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Hospitais de
ensino, Serviços integração docente assistencial


PÁGINAS: 48
RESUMO:

A necessidade de formar profissionais voltados as exigências do SUS, emergiu nos
cursos superiores, voltados para a formação do enfermeiro A enfermagem como
categoria profissional que visa à saúde individual e coletiva, buscou a interface entre
a comunidade e os serviços de saúde, em conformidade com os princípios do
Sistema Único de Saúde (SUS).Nessa perspectiva após a elaboração das Diretrizes
Curriculares Nacionais pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), o estágio
assumiu papel fundamental no processo de formação na educação superior,Nesse
sentido, a articulação ensino-serviço-comunidade apresenta-se como importante
estratégia para efetiva integração entre teoria e prática, devendo, também, se
colocar a serviço da reflexão da realidade, possibilitando ao aluno elaborar críticas e
buscar soluções adequadas para os problemas de saúde encontrados, guardando-
se o compromisso e a responsabilidade com o usuário pelo cuidado para
emancipação do outro. O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) deve ser um
espaço onde as oportunidades vivenciadas devem ser para o aluno não só um
momento de aprendizado e da compreensão do universo profissional, e sim uma
contribuição na promoção efetiva e qualificada da saúde do paciente assistido.O
presente trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
(MPES) é composto por uma pesquisa e um produto de intervenção sobre o tema. A
pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos enfermeiros do setor de emergência
quanto à relevância do estágio supervisionado como qualificador da assistência. Estudo de
abordagem qualitativa, descritiva , utilizando-se de entrevistas semi estruturadas e análise
de conteúdo, com dez enfermeiros da emergência de um hospital geral público no nordeste
brasileiro. O questionário abordou questões como : a contribuição do aluno para o cuidado
do paciente, o papel do enfermeiro da emergência para a formação do estagiário,a
estruturação das atividades do estágio e sugestões de organização do mesmo.Os dados
produzidos foram tratados, conforme a análise de conteúdo na modalidade temática de
acordo com Bardin (2011) e Malheiros (2011). Como resultados,emergiram as
categorias:Percepções sobre a melhoria do cuidado, Contribuição do ECS para o
enfermeiro do serviço e para o aluno, o estágio supervisionado na área vermelha e
desafios e
possibilidades.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIEL LIRA DA SILVA
Interna - 073.887.134-68 - LENILDA AUSTRILINO SILVA - USP
Presidente - 1120653 - ROSANA QUINTELLA BRANDAO VILELA
Notícia cadastrada em: 11/02/2021 16:14
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