PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: MILANE COSTA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILANE COSTA ALVES
DATA : 26/03/2021
HORA: 16:00
LOCAL: ONLINE - PARECER ESCRITO
TÍTULO:

ANÁLISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA SOB A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Estágio clínico. Educação em Odontologia. Sistema Único de
Saúde.


PÁGINAS: 171
RESUMO:

O perfil do cirurgião-dentista, antes considerado técnico, fragmentado, centrado na
cura das doenças, voltado às especializações e não atendedor das demandas
populacionais, induziu a construção das novas Diretrizes Curriculares Nacionais
(DCN), além de propor mudanças na formação profissional para os cursos de
Odontologia e possibilitar aos estudantes a vivenciar no cenário do Sistema Único
de Saúde, durante os estágios curriculares. Os estágios supervisionados
proporcionam espaços para reflexão dos discentes, favorecendo melhorias na sua
formação, desde que o processo de ensino-aprendizagem seja coerente com a
proposta. Analisar o estágio supervisionado no curso de Odontologia de uma
Universidade Pública Federal, sob a percepção dos discentes, para a
compreensão do processo de ensino-aprendizagem, as potencialidades e

limitações do estágio curricular supervisionado. Estudo de natureza quali-
quantitativa com questões assertivas, com escala do tipo Likert e uma questão

motivadora, aplicado aos discentes do 10° período que concluíram o estágio
curricular supervisionado e aos recém-egressos dos últimos dois anos na
Faculdade de Odontologia.
Os discentes valorizaram o estágio como sendo importante para a formação
profissional. Foram encontradas lacunas na comunicação, troca de informações
sobre o que aprenderam, sobre estudar sozinhos, sobre organização e recursos
financeiros para apoio. Uma aproximação é necessária entre o discente e a
Universidade, para que esses possam trocar informações sobre suas experiências
e dificuldades durante o estágio. A comunicação efetiva é uma das necessidades
desses discentes, analisar como está sendo esse processo ensino-aprendizado no
estágio e quais estratégias de aprimoramento esses discentes estão usando para
ampliação do conhecimento. Outro ponto a ser analisado refere-se à organização
do estágio, em especial, ao material didático, cronograma, localização, carga
horária e apoio financeiro para deslocamentos, materiais técnicos e alimentação.
Durante o estudo, percebeu-se que o estágio curricular necessita de um olhar
diferenciado para os discentes nos cenários de prática, com estratégias que
tragam melhores condições de ensino- aprendizado, colocando-o, em contato com
a realidade social, e com uma formação de um profissional generalista, humanista
e crítico-reflexivo. Para isso se faz necessário planejamento com ações conjuntas,
entre o curso e as instituições de saúde, analisando e tentando encontrar soluções
para minimizar as fragilidades, apoiando o estudante e os profissionais
odontólogos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - INES DE FATIMA DE AZEVEDO JACINTO INOJOSA - CESMAC
Interna - 073.887.134-68 - LENILDA AUSTRILINO SILVA - USP
Presidente - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Externa ao Programa - 2582344 - THAIS HONORIO LINS BERNARDO
Notícia cadastrada em: 09/03/2021 21:10
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