PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: ELZA MARCULINO DUARTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELZA MARCULINO DUARTE
DATA : 19/05/2021
HORA: 20:00
LOCAL: ONLINE - SÍNCRONO
TÍTULO:

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA FORMAÇÃO: VISÃO DE EGRESSOS DE ENFERMAGEM.


PALAVRAS-CHAVES:

Terapias Complementares. Enfermagem. Educação. Práticas Integrativas e Complementares. Enfermagem centrada no paciente. Educar.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Objetivo: Conhecer as percepções de egressos de um curso de enfermagem sobre o ensino das práticas integrativas e complementares durante a graduação. Método: Estudo qualitativo, realizado em 2019, com egressos de um curso de enfermagem. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais, gravadas e transcritas. Os dados foram analisados manualmente seguindo roteiro com quatro etapas distintas: busca das ideias explícitas, implícitas, levantamento de unidades de registro e identificação das categorias. Resultados: encontrou-se três categorias: paradigmas que embasam a formação em saúde para PICS, apresentando a dificuldade inicial em ampliar a visão do cuidar para além do modelo biomédico, mergulhando nos aspectos emocionais, espirituais e energéticos necessário à compreensão da medicina tradicional; a aplicabilidade das PICS nos cuidados de enfermagem, revelando um distanciamento na integração curricular entre os saberes teóricos e os campos de prática; e os desafios de um currículo que oferta o ensino das PICS na graduação. Considerações finais: Podendo a partir desses dados inferir que a matriz curricular que oferta o ensino de PICS, é chamada a interdisciplinaridade no sentido de ampliar a visão do cuidar para além do modelo biomédico, e dessa forma essa visão possa perpassar toda a matriz e não pontualmente na disciplina que ministra as PICS, possibilitando a visualização e aplicação dessas terapêuticas nos campos de prática da enfermagem.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Presidente - 1119582 - DIVANISE SURUAGY CORREIA
Externo à Instituição - KRISTIANA CERQUEIRA MOUSINHO FONSECA
Notícia cadastrada em: 12/05/2021 22:21
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 25/04/2024 01:52