PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: RWIZZIANE KALLEY SILVA PESSOA DE BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RWIZZIANE KALLEY SILVA PESSOA DE BARROS
DATA : 11/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR NA ATENÇÃO BÁSICA PARA A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais e sob o olhar do discente


PALAVRAS-CHAVES:

Estágio Clínico. Ensino. Aprendizagem. Educação Baseada em Competências. Atenção Primária à Saúde.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

O presente Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina (FAMED/UFAL) é constituído por dois artigos científicos e dois produtos de intervenção decorrentes da pesquisa intitulada “CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR NA ATENÇÃO BÁSICA PARA A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais e sob o olhar do discente”. Com o objetivo de analisar as contribuições do estágio curricular em Atenção Básica (AB) para a formação do enfermeiro à luz das DCNs e sob o olhar do discente, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa do tipo estudo descritivo e exploratório. As participantes do estudo foram nove estudantes do curso de enfermagem da UFAL – campus Arapiraca que haviam concluído estágio curricular supervisionado em AB em 2019. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas individuais utilizando um roteiro semiestruturado com perguntas sobre as experiências vividas durante a graduação. Os dados foram analisados segundo Bardin e a partir da criação de nuvens de palavras que possibilitaram identificar cinco categorias: 1) A importância das aulas-práticas e atividades extracurriculares para a formação; 2) A utilização das metodologias ativas durante a graduação; 3) Estágio supervisionado: espaço para o desenvolvimento das competências do enfermeiro; 4) O papel do preceptor e da gestão em propiciar ao estudante em estágio supervisionado; e 5) Atenção Básica: oportunidade de “ser enfermeiro” durante a formação. Assim, foram escritos dois artigos, o primeiro tratou das contribuições do estágio curricular em AB, sendo possível perceber que a vivência das necessidades reais dos usuários, do cotidiano dos serviços e do trabalho em equipe provocou aprendizagens significativas das competências do enfermeiro e o desenvolvimento de um perfil profissional críticoreflexivo e humanizado, preocupado em oferecer um cuidado em saúde integral ao indivíduo. O segundo artigo abordou as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas durante a graduação, anteriores ao estágio, sendo possível inferir que as metodologias ativas proporcionaram o desenvolvimento de uma visão crítica, humanizada e integral sobre situações-problemas e nos cenários reais, destacam-se, ainda, os projetos de extensão e ligas acadêmicas que permitiram a abordagem de conteúdos que não haviam sido trabalhados durante as atividades curriculares. Além disso, foram criados dois produtos educacionais: o primeiro, um Manual Técnico para produção da Oficina, que pode ser utilizado como prática pedagógica durante a graduação para discentes e preceptores de enfermagem a fim de provocar reflexões e melhorias no processo ensino-aprendizagem e formação profissional do enfermeiro e o segundo, uma Série de Vídeos Educativos que podem ser utilizados durante a oficina sugerida e em outros momentos de aprendizagem, tais como aulas, estágios, capacitações e educação permanente que tenham como tema as competências do enfermeiro. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para repensar as práticas docentes e de preceptoria, ao tempo que aponta sugestões para melhorias e novos direcionamentos para o aperfeiçoamento do ensino de enfermagem e qualificação profissional. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 529203 - LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
Interna - 1121127 - MARIA DE LOURDES FONSECA VIEIRA
Interna - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 28/05/2021 11:11
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 18/04/2024 01:59