PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: VINÍCIUS MATOS BENJAMIM LEAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VINÍCIUS MATOS BENJAMIM LEAL
DATA : 04/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Maceió- Alagoas
TÍTULO:

PRÁTICAS COLABORATIVAS EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DOS PRECEPTORES DE UMA UNIDADE DOCENTE-ASSISTENCIAL 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Práticas colaborativas. Educação interprofissional. Interprofissionalidade. Competências colaborativas. Trabalho em equipe. Colaboração.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

As práticas colaborativas são elementos da cooperação presentes no cotidiano do trabalho das equipes de atenção à saúde. Para isso precisam de formação com aporte teórico e prático sobre interprofissionalidade para agirem de modo interativo e colaborativo entre as diversas profissões, com troca intensa de saberes, centrados no paciente e na comunidade. A formação, historicamente, tem prevalência do modelo clássico uniprofissional. A interprofissionalidade, no entanto, é algo mais recente, resultado de muita reflexão e enfrenta desafios para sua solidificação. Esta pesquisa foi realizada na Unidade Docente Assistencial (UDA) Professor Gilberto de Macedo, que é uma unidade de práticas da Universidade Federal de Alagoas em convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió onde estão lotadas duas equipes da Estratégia Saúde da Família que participaram da pesquisa. Desta forma, trabalho e docência se entrelaçam nesse campo de prática. O objetivo geral do presente trabalho foi analisar as práticas colaborativas existentes no cotidiano dos profissionais que atuam na UDA. De modo mais específico, objetivou compreender as concepções da equipe acerca das práticas colaborativas, identificar as que são desenvolvidas pelos profissionais, distinguir quais os possíveis desafios da equipe na efetivação destas práticas. O estudo utilizou como base teórica as Práticas Discursivas e Produção de Sentidos de Mary Jane Spink. A técnica empregada para a coleta de dados foi a roda de conversa, e as informações foram gravadas e transcritas integralmente. Em seguida, foi construído um mapa dialógico com a categorização das falas em quatro aspectos: conceito, ações ditas como colaborativas, estágio do que deveria ser, competências necessárias e elementos inibidores. Os resultados e discussões consideram que os participantes conhecem parcialmente a conceituação teórica do tema, embora tenham tido dificuldades para conceituar as práticas colaborativas de forma clara. Também demonstraram conhecer elementos que precisam estar presentes e são importantes na construção das práticas colaborativas como: comunicação, atenção centrada no usuário, a participação ativa do usuário. Conflitos interpessoais foram citados como parte do cotidiano e mostraram que existem poucas reuniões para as suas resoluções e para o planejamento das ações de forma integrada, fatos esses que os tornam fatores limitantes. Um vídeo tratando do tema foi apresentado como produto para melhor conhecimento do conceito de práticas colaborativas. A pesquisa sugere aprofundamento do embasamento teórico a respeito do tema, seja por educação continuada, seja por meio da educação permanente, para uma maior efetivação das práticas colaborativas no dia a dia dos profissionais e para contribuição mais efetiva na formação dos estudantes que por ali passam. Foi proposta sensibilização das lideranças institucionais na estimulação das PCs e a participação da Universidade no aperfeiçoamento da preceptoria na UDA Gilberto de Macedo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Interno(a) - ***.887.134-** - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Interno(a) - 529203 - LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
Externo(a) à Instituição - ANA MARLUSIA ALVES BOMFIM - UNCISAL
Externo(a) à Instituição - LUCIANO BAIRROS DA SILVA - UNCISAL
Notícia cadastrada em: 29/08/2024 09:36
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 09/07/2025 00:59