PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZA SANTOS PAZ

DISCENTE : LUIZA SANTOS PAZ
DATA : 22/07/2021
LOCAL: ONLINE

A COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS SOB O OLHAR DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Comunicação. Revelação da verdade. Residência.

A comunicação de notícias difíceis é definida como a informação que modifica gravemente a perspectiva que o paciente tem sobre sua vida futura diante daquela situação de saúde delicada em que se encontra, enfatizando que esse tipo de comunicação é algo que faz parte da rotina dos profissionais de saúde. Nesse contexto, o objetivo geral foi analisar a visão dos residentes de uma residência multiprofissional sobre a comunicação de notícias difíceis de um hospital público de ensino. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com característica exploratória. As informações produzidas se deram a partir da realização de um grupo focal contendo 11 residentes da Residência Multiprofissional da Saúde do Adulto e do Idoso (RMSAA) com a finalidade de conhecer a sua percepção sobre a comunicação de más notícias. Os dados obtidos a partir do grupo focal discorreram à luz da análise de conteúdo de Bardin e Malheiros mediante a composição de três categorias analíticas: 1) Significados do processo da comunicação; 2) Aprendizagem e práticas; e 3) Desafios e relevância. Com os resultados obtidos podemos verificar as dificuldades encontradas pelos residentes multiprofissionais sobre o tema comunicação de más notícias como: desentendimentos quanto ao próprio conceito do que seria uma comunicação de notícias difíceis, como também, a importância do ensinamento dessa temática aos profissionais de saúde. Percebe-se que o tema sobre comunicação de más notícias merece um maior enfoque nos serviços de saúde. Acreditamos que os resultados dessa pesquisa poderão contribuir para despertar a necessidade de discussão sobre o tema na formação dos estudantes e profissionais de saúde, fazendo com que estes possam lidar de uma forma mais eficiente com essa realidade. E, por fim, como proposta de produto educacional a partir dos resultados encontrados neste estudo, sugere-se um vídeo educativo e um webinário, a fim de discutir o tema sobre a comunicação de notícias difíceis.

Externo à Instituição - CRISTIANE MARIA AMORIM COSTA - UERJ
Interna - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Presidente - 1653241 - WALDEMAR ANTONIO DAS NEVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 08/07/2021 09:39