PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍGIA FERNANDA PASSOS BEZERRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LÍGIA FERNANDA PASSOS BEZERRA SANTOS
DATA : 23/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: PARECER ESCRITO
TÍTULO:

FORMAÇÃO PARA O CUIDADO À DIVERSIDADE CULTURAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM UM CURSO DE ENFERMAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Diversidade cultural, formação em saúde, assistência em enfermagem, atenção primaria


PÁGINAS: 96
RESUMO:

O trabalho acadêmico de conclusão de curso (TACC) teve o objetivo compreender de que forma o ensino da graduação no curso avaliado tem sido organizado: como orientador de formação de força de trabalho acrítica para a unidade de saúde ou como agente de transformação na qualificação da assistência visando a autonomia do usuário. A metodologia utilizada estudo de caso do tipo qualitativo, através da análise documental do projeto pedagógico do curso (PPC). Análise ocorreu em duas etapas: 1ª etapa: análise do texto geral do PPC, visando evidenciar o modelo geral de gestão do ensino, processado com o software Iramuteq versão 0.7 alpha 2. 2ª etapa: análise do texto geral do PPC por verificação direta, sem apoio de software. Seguindo as etapas cronológicas: (1) definição de categorias de análise (2) definição de unidades de registro (4) tratamento dos resultados e interpretação. Os resultados da pesquisa são apresentados em um artigo original intitulado: formação para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária em um curso de enfermagem. Através da dupla análise, por leitura direta e com o uso do software Iramuteq, demonstra contradições, e abordagem insuficiente no PPC correspondentes à atenção Iramuteq revelou três classes, - perfil do egresso (35,9%); - organização do curso (36,2%); - competências e habilidades (27,9%). A análise direta do PPC, demonstra pouca compatibilidadecom De uma amostragem de 190 unidades de contexto, quarenta e duas (22,1%) apresentavam abordagem incompleta. No estágio supervisionado (9º período), das 19 unidades de registros possíveis apenas quatro (21,5%) foram encontradas, porém apenas duas (10,5%) com menção específica a diversidade cultural. Conclui-se que, a partir da análise documental, foi possível compreendermos o atual estágio de desenvolvimento do PPC e averiguarmos que se faz necessário ampliar a discussão entre o corpo docente da instituição sobre a importância de um ensino mais aliado às demandas sociais da atualidade no que se refere à diversidade cultural.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1137700 - FRANCISCO JOSE PASSOS SOARES
Interno - 1120667 - JORGE LUIS DE SOUZA RISCADO
Interna - 073.887.134-68 - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Interna - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 22/07/2021 21:37
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