PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: MARCIA ANDREIA REIS SILVA

DISCENTE : MARCIA ANDREIA REIS SILVA
DATA : 11/08/2021
LOCAL: ONLINE (PARECER ESCRITO)

PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Preceptoria; Estudantes de enfermagem; Estágio.

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) representa um instrumento integrador entre as Instituições de Ensino e o campo de pratica, além de ser um componente curricular relevante na aproximação dos estudantes com os diferentes cenários de assistência. Sua efetivação requer o envolvimento dos atores que também participam da pratica para ampliação das relações humanas, pois é nesse momento que o estudante exerce maior contato com a realidade e com o mundo de trabalho para exercer sua autonomia, possibilitando o desenvolvimento pessoal e profissional favorecendo a relação entre teoria e a prática. O presente trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) é composto por dois artigos sendo uma revisão integrativa e um estudo bibliometrico sobre as contribuições do estágio supervisionado para formação do enfermeiro nos diferentes contextos da saúde. A pesquisa teve como objetivo analisar a produção cientifica sobre as contribuições do estágio supervisionado para formação do enfermeiro nos diferentes contextos da saúde. A metodologia utilizada foi descritivo-exploratória, que teve como fonte de busca os artigos publicados entre os anos de 2015 a 2020, nas bases de dados Scielo, BVS, Capes, Pubmed, Science Direct, Wiley Online Library disponibilizados por meio eletrônico. Para a sistematização dos dados foi utilizada a análise de conteúdo na modalidade temática de acordo com Bardin (2011). A análise levantou 740 artigos, 44 selecionados para leitura completa do texto e 26 atenderam aos critérios de inclusão. Após a análise desses estudos surgiram três categorias temáticas: Papel da preceptoria no estagio clinico de enfermagem; Aprendizado do estudante de enfermagem como resultado da supervisão clinica; Conhecimento e habilidades do enfermeiro para o programa de preceptoria. Os resultados desta pesquisa apontam os desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem e que interferem diretamente nos cenários de aprendizagem, como a falta de clareza quanto ao papel do enfermeiro do serviço de saúde, a falta da formação pedagógica para os preceptores e muitas vezes a inexistência do diálogo da Instituição de Ensino com as unidades dos cenários de prática. A produção científica foi predominante em publicações internacionais (96%), publicadas em periódico Qualis A1 (61,5%) onde se observa a relevância do tema nas pesquisas analisadas e a escassez de publicações em território nacional, o que indica a necessidade de desenvolver pesquisas sobre o assunto no Brasil. Considerando os resultados encontrados nessa pesquisa cientifica, o estudo apresentou como produto um vídeo educativo que visa contribuir para formação profissional do enfermeiro a partir da sensibilização do preceptor.

Presidente - 529203 - LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
Interno - 2120865 - ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
Externa à Instituição - ANA MARLUSIA ALVES BOMFIM
Notícia cadastrada em: 09/08/2021 22:11