PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEYDJANE NUNES CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEYDJANE NUNES CARVALHO
DATA : 26/08/2021
LOCAL: online síncrono

O ENSINO DA COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA: UMA PERSPECTIVA DE PROMOVER O CUIDADO INTEGRAL

Empatia. Habilidades de comunicação. Educação médica.

Introdução: este trabalho é composto por um artigo e três produtos educacionais oriundos de pesquisa intitulada “o ensino da comunicação na formação médica: uma perspectiva de fomentar o cuidado integral”. Habilidades relacionais como a comunicação e a empatia são ferramentas importantes para a atuação médica. Estas fortalecem o vínculo entre profissional e paciente e promovem a corresponsabilidade no cuidado. Muitos estudos relacionam a importância da abordagem das habilidades empáticas e de comunicação durante o ensino na graduação, propondo maneiras de exercitar a empatia e apontando possíveis caminhos para o ensino com vistas a desenvolver o potencial empático, considerado fundamental para melhores resultados na assistência em saúde. A motivação para o presente estudo surgiu da experiência pessoal, acadêmica e profissional da autora, que, ao longo dos anos atuando na saúde pública, observou problemas de comunicação com o paciente. O Mestrado Profissional em Ensino na Saúde foi uma jornada de muito aprendizado, proporcionando novas descobertas, sobretudo no universo da pesquisa, com a riqueza do olhar interdisciplinar, atrelando a isso a grande potência da educação e do ensino na saúde, espaço profícuo para a construção de boas práticas do cuidado. Objetivo: analisar a contribuição do ensino da comunicação na formação dos estudantes de Medicina de uma universidade pública do nordeste brasileiro como promoção do fomento ao cuidado integral. Método: foi realizado grupo focal com 06 estudantes do 11º período do curso de Medicina; os dados foram analisados conforme o método proposto por Malheiros (2011). Resultados: evidenciou-se que o ensino da comunicação na formação médica na universidade pública pesquisada ainda é superficial e pouco explorado. Apesar dos esforços de alguns docentes em promover discussões e reflexões sobre o tema, a abordagem ainda é fragmentada e dificulta o desenvolvimento da competência da comunicação ao longo da formação, como preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s) do curso em questão. O desempenho dos estudantes na comunicação com o paciente não é avaliado durante o percurso formativo, com base nisso, os produtos educacionais propostos neste TACC pretendem contribuir como ferramentas para o ensino e avaliação das habilidades comunicacionais do estudante de Medicina.

Externo à Instituição - Carlos Dimas Martins Ribeiro
Interna - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Presidente - 1653241 - WALDEMAR ANTONIO DAS NEVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 11/08/2021 18:02