PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA ACCIOLY DE LIMA SANTOS

DISCENTE : FERNANDA ACCIOLY DE LIMA SANTOS
DATA : 27/09/2021
LOCAL: Banca realizada por parecer escrito

Segurança do Paciente na Graduação em Enfermagem: Perspectiva Discente

Segurança do Paciente; Escolas para Profissionais de Saúde; Educação Continuada; Eventos Adversos; Assistência Integral à Saúde.

Introdução: A temática "segurança do paciente" necessita ser problematizada e discutida de forma séria e responsável, sendo indispensável instrumentalizar os futuros profissionais para a prevenção de eventos adversos e para o desenvolvimento da cultura de segurança do paciente (Wegner et al., 2016). Assim, sentiu-se a necessidade de realizar um diagnóstico situacional acerca da segurança do paciente na graduação em Enfermagem, no contexto do ensino ofertado em sala de aula e nos estágios curriculares obrigatórios. Objetivo: Este estudo propôs analisar a percepção discente sobre a segurança do paciente em uma universidade do nordeste do Brasil. Percurso metodológico: Trata-se de um estudo de caso único, instrumental, de caráter exploratório e com abordagem qualitativa. Os participantes foram 12 discentes do curso escolhidos numa amostra intencional. A coleta de dados se deu por meio de um grupo focal on-line. Os dados foram processados no software NVivo, versão 12.0 para pesquisa qualitativa. Resultados: Os dados mostraram a percepção discente a respeito da temática, dando origem a três categorias sobre a segurança do paciente: o ensino em sala de aula; os estágios curriculares; e atributos para gestão dos futuros enfermeiros. Embora a universidade não tenha uma disciplina específica para segurança do paciente, o assunto é contemplado, desde o início do curso, por todos os professores, de maneira satisfatória. Comentários finais: O estudo de caso identificou que a formação de profissionais de saúde pautada nas medidas de segurança do paciente é um dos maiores investimentos que as universidades podem realizar, aguçando a criticidade para a qualificação do cuidado e a redução de custos hospitalares, bem como buscando a preservação da vida acima de tudo.

Interna - 1119107 - CELIA MARIA SILVA PEDROSA
Interna - 529203 - LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
Presidente - 1121127 - MARIA DE LOURDES FONSECA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 13/09/2021 12:04