PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: SILMARA SANTOS VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILMARA SANTOS VIEIRA
DATA : 25/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: parecer escrito
TÍTULO:

AVALIAÇÃO E FEEDBACK DO ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADOS POR TECNOLOGIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: VISÃO DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação, feedback, docência do ensino superior, enfermagem, ensino remoto


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A docência pode ser compreendida como todas as atividades dos professores voltadas para ensino, pesquisa e extensão orientadas para formação de novos profissionais. No ensino superior, à docência requer diversos processos apoiados pela dinâmica de interação e compartilhamento de saberes, em via de mão dupla entre professores e alunos, isto é, intercambiam as funções de ensinantes e aprendentes. O presente estudo tem como objetivo conhecer as estratégias de avaliação e feedback aplicados no ensino e aprendizagem do curso de graduação em enfermagem durante o ensino remoto no curso de graduação em enfermagem de uma Faculdade da rede privada em Maceió, Alagoas. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso único e instrumental, de nível exploratório, com catorze professores que atuam no ensino remoto mediado por tecnologia no período da pandemia desde março de 2020. A coleta de dados aconteceu em fevereiro de 2021 por meio do questionário semiestruturado com vinte e quatro questões na plataforma do Google forms, enviado por e-mail e aplicativo de mensagem, individualmente. No tratamento e a análise dos dados foi empregada à técnica de análise de conteúdo Laurence Bardin, que se organizam em três etapas interdependentes e interrelacionadas. Os resultados foram organizados em duas categorias temáticas: 1) Descrição acadêmica dos docentes do curso de graduação em enfermagem; 2) Desafios enfrentados pelos docentes no ensino e avaliação remota. Os resultados apontam que a maioria dos docentes tem formação nível de especialização lato sensu e stricto sensu, 88% referem ter recebido formação para uso de tecnologia no ensino remoto. No entanto, várias dificuldades relacionadas aos gestores, professores e discentes, como a formação docente influencia nas atividades pedagógicas desenvolvidas, além de retratar a necessidade de mais estratégias de aprimoramento referente à tecnologia na educação mediante o ensino remoto. É nítido que as aulas remotas tornaram-se uma alternativa viável para o período de isolamento social, e que essa prática levou os docentes a buscar novas estratégias para ensinar, avaliar e dar feedback, demonstrando características de superação e resiliência em meio a tantas situações adversas. Estas condições levam os docentes uma realidade com perspectiva na inovação tecnológica aplicada ao ensino em saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto
Presidente - 1119107 - CELIA MARIA SILVA PEDROSA
Interna - 529203 - LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
Notícia cadastrada em: 15/10/2021 23:05
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