PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: QUITERIA SILVA DO NASCIMENTO TORRES

DISCENTE : QUITERIA SILVA DO NASCIMENTO TORRES
DATA : 24/02/2022
LOCAL: Parecer escrito

ARTE E ENSINO MÉDICO: o olhar de docentes de medicina de uma instituição pública.

Educação Médica. Artes. Profissionalismo. Humanismo. Currículo médico.

O desenvolvimento tecnológico e científico dos últimos tempos trouxe inegáveis benefícios para o campo da saúde e da Medicina, especificamente. No entanto, fortaleceu o modelo biomédico e promoveu a desumanização da assistência, resultando na quebra da relação de confiança entre o médico e a sociedade. O profissionalismo médico, apontado como o caminho para resgatar esse vínculo, tem os valores humanísticos como seus constituintes essenciais. Este trabalho analisa, através da percepção docente, como a interação arte e medicina pode contribuir no desenvolvimento de competências humanísticas do profissionalismo médico. Trata-se de pesquisa exploratória descritiva de natureza qualitativa, adotando-se as metodologias grupos focais on line e análise de conteúdo de Bardin para a coleta e interpretação dos dados, respectivamente. Vinte docentes atuantes em distintos eixos pedagógicos, disciplinas e níveis de ensino-aprendizagem participaram voluntariamente do estudo. Quatro categorias temáticas foram definidas: Medicina: ciência e arte; arte e desenvolvimento do profissionalismo na educação médica; encontros e relações dialógicas mediados pela arte no ensino médico; promoção da arte no ensino médico: desafios e oportunidades. Esse estudo indica que a utilização da arte na escola pesquisada ocorre principalmente como recurso para o alcance de objetivos do ensino, por iniciativas individuais, institucionalizadas ou não, sobretudo nos contextos do ensino e extensão universitária. Os docentes percebem o potencial da arte para o desenvolvimento de valores vinculados ao profissionalismo: empatia, sensibilidade, ética e respeito, além de competências e habilidades relacionadas à comunicação, interação e vínculo. Reconhece-se a Medicina como Ciência e Arte, campos que sustentam a atuação intersubjetiva na relação médico-paciente, encontro para a máxima expressão do profissionalismo. Dimensões presentes no PPC do curso, relacionadas com o ensino, extensão, política de desenvolvimento docente, espaços dialógicos de gestão e planejamento do ensino, figuram entre outros pontos atribuídos como potenciais para o uso da arte na instituição.

Presidente - 1121127 - MARIA DE LOURDES FONSECA VIEIRA
Interna - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Externa à Instituição - LUCIANA CARLA BARBOSA DE OLIVEIRA - UFRN
Notícia cadastrada em: 14/02/2022 15:38