PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: JOSE ADALBERTO CAVALCANTE SILVA

DISCENTE : JOSE ADALBERTO CAVALCANTE SILVA
DATA : 10/03/2022
LOCAL: On line

AVALIAÇÃO DE HABILIDADES NÃO TÉCNICAS DE CIRURGIÕES E MÉDICOS RESIDENTES DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Habilidades não técnicas, avaliação, checklist, feedback.

O progresso e a conclusão da residência médica visam desenvolver competências para a especialização na área. Na residência médica em cirurgia os objetivos são habilitar e capacitar o médico para realizar o diagnóstico e tratamento cirúrgico ou não. Incentivar a aprendizagem e a avaliação enfatizando a identificação das habilidades técnicas e não técnicas visando o gerenciamento eficaz e seguro para os pacientes é fundamental. Esta pesquisa teve por objetivo analisar o emprego das habilidades não técnicas por médicos residentes e, também pelos cirurgiões preceptores que integram a clínica cirúrgica de um hospital escola público. Estudo transversal, prospectivo com caráter quantitativo visando responder às questões: os residentes do HU recebem orientação em relação as habilidades não técnicas para a atuação na clínica cirúrgica? Os preceptores da clínica cirúrgica do HU avaliam os residentes na perspectiva das habilidades não técnicas? Questionário aplicado foi respondido por 30 preceptores e médicos residentes da Unidade de Cirurgia Geral e Especialidades do referido hospital. Os dados foram analisados e sistematizados por meio de estatística descritiva. Os resultados evidenciaram que 73,4% dos pesquisados, cirurgiões preceptores e residentes, reconhecem trabalho em equipe, comunicação e liderança, consciência situacional e tomada de decisão como habilidades não técnicas requeridas a um médico cirurgião. Além disso, acrescentaram a necessidade de incluir gerenciamento do estresse e lidar com a fadiga como habilidades não técnicas a serem desenvolvidas durante a formação como cirurgiões. Ficou evidente que as habilidades não técnicas não são avaliadas, mostrando a necessidade de se propor um modelo de instrumento de avaliação com o fornecimento de feedback aos residentes visando estimular o desenvolvimento dessas habilidades. Para tal, a elaboração e validação de um Checklist visando o desenvolvimento e a avalição de habilidades não técnicas, se faz necessário, para promover o aprendizado, além de aumentar a segurança do paciente. Em suma, as habilidades não técnicas são atitudes intrínsecas ao cirurgião, porém, são desenvolvidas de maneira informal e necessitam ser incentivadas.

Presidente - 529203 - LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
Interno - 2120865 - ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
Externa à Instituição - LÚCIA DE MENDONÇA RIBEIRO SILVA - SME
Notícia cadastrada em: 09/03/2022 14:03