"Simulação e Debriefing como estratégia de organização da avaliação formativa na disciplina de emergência pediátrica : uma pesquisa ensino
Descritores: avaliação educacional, feedback, debriefing, simulação, Medicina de Emergência Pediátrica.
O mundo contemporâneo exige da educação médica, uma formação para além do conhecimento técnico-científico biológico, estimulando alterações curriculares e novos modos de compreender o processo de ensino-aprendizagem. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, de 2014, impulsionou esse processo. Nesse contexto , o atual PPC da curso de medicina, destaca a Avaliação Formativa e a Devolutiva ou Feedback como estratégias para viabilizar um egresso que atenda a necessidades da população. O desafio é aliar o conhecimento cognitivo e o prático. Essas dificuldades são evidentes na transição para o internato , sendo destacado, nesse estudo, as disciplinas de Emergência Pediátrica. Uma ferramenta nesse processo é a simulação seguida de debriefing: discussão sobre o ocorrido no cenário de simulação, trazendo para o aprendiz reflexões sobre as experiências, percepções, tomadas de decisão e competência clínica. Objetivo: capacitação docente para sistematizar a simulação e o debriefing como parte da estratégia de avaliação formativa nas disciplinas de Emergência Pediátrica da FAMED\UFAL. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo pesquisa- ação no campo educacional (pesquisa ensino) com docentes das disciplinas de Emergências Pediátricas de um curso de medicina. A coleta de dados será realizada em dois momentos, intercalados por um workshop presencial, por meio de questionário semiestruturado on-line. Primeiro os docentes participarão de reuniões virtuais para construção de um roteiro de simulação e debriefing; depois haverá uma simulação real com estudantes voluntários que participarão do debriefing conduzidos pelos docentes. Serão realizadas gravações das discussões em áudio e vídeo. Os dados serão analisados por análise estatística simples e por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin, onde é possível extrair os conteúdos pertinentes Resultados os docentes da Disciplina de Emergência Pediátrica incorporem os conceitos de avaliação formativa, simulação e feedback (debriefing) nas estratégias de ensino-aprendizagem. Comentários finais.