CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PERCEPÇÕES DOS DISCENTES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Ensino Superior. Extensão Universitária. Currículo.
O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de discentes da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior Pública de Alagoas sobre o processo de curricularização da Extensão Universitária. Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta dos dados a entrevista semiestruturada com onze discentes que tinham, no mínimo, dois anos de experiência em projetos de extensão da Universidade. Os dados foram analisados com a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, na modalidade temática. As categorias temáticas delineadas foram: curricularização da extensão na visão do discente; habilidades e competências desenvolvidas na extensão universitária; entraves e desafios da curricularização da extensão. Com base nessas categorias, inferimos que as discussões sobre essa temática ainda são incipientes na realidade local, necessitando de maior esclarecimento de todos os atores que compõe a universidade, além da importância de toda a comunidade acadêmica construir, coletivamente, mecanismos que ampliem a valorização, o reconhecimento da extensão como dimensão formativa e a possibilidade de transformação pedagógica.