PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: DÉBORA DE CERQUEIRA SANTANA

DISCENTE : DÉBORA DE CERQUEIRA SANTANA
DATA : 06/01/2023
LOCAL: parecer

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PERCEPÇÕES DOS DISCENTES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE

Ensino Superior. Extensão Universitária. Currículo.

O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de discentes da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior Pública de Alagoas sobre o processo de curricularização da Extensão Universitária. Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta dos dados a entrevista semiestruturada com onze discentes que tinham, no mínimo, dois anos de experiência em projetos de extensão da Universidade. Os dados foram analisados com a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, na modalidade temática. As categorias temáticas delineadas foram: curricularização da extensão na visão do discente; habilidades e competências desenvolvidas na extensão universitária; entraves e desafios da curricularização da extensão. Com base nessas categorias, inferimos que as discussões sobre essa temática ainda são incipientes na realidade local, necessitando de maior esclarecimento de todos os atores que compõe a universidade, além da importância de toda a comunidade acadêmica construir, coletivamente, mecanismos que ampliem a valorização, o reconhecimento da extensão como dimensão formativa e a possibilidade de transformação pedagógica.

Presidente - 073.887.134-68 - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Interno(a) - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Externo(a) à Instituição - DIOGO DOS SANTOS SOUZA
Notícia cadastrada em: 05/01/2023 01:02