PPGNUT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO FACULDADE DE NUTRIÇÃO Telefone/Ramal: 3214-1158-

Banca de DEFESA: JAYANNE MAYARA MAGALHAES DE MELO



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JAYANNE MAYARA MAGALHAES DE MELO
DATA: 22/07/2020
HORA: 09:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Incidência de excesso de peso e fatores associados, durante o primeiro ano de vida das
crianças participantes da coorte “SAND”


RESUMO:

Com base na elevada prevalência de excesso de peso (EP) infantil presenciada nos últimos dos anos, especialmente entre crianças menores de 5 anos, a presente dissertação de mestrado discute este cenário como problema de saúde pública mundial no decorrer de seu capítulo de revisão da literatura, trazendo uma perspectiva regional a partir de um artigo científico original. O capítulo de revisão da literatura aborda a transição alimentar e nutricional e a epidemiologia do EP infantil mundial, apontando para o contexto brasileiro e, particularmente, em populações socioeconomicamente desfavorecidas. Incorpora-se, também, os principais fatores, elencados pela literatura, que favorecem seu desenvolvimento e estão presentes nos primeiros mil dias e, finaliza, abordando as principais políticas públicas direcionadas para o enfrentamento da obesidade infantil. No artigo científico, analisou-se à incidência e os fatores de risco para o EP durante o primeiro ano de vida de uma população de baixa renda, sendo este o primeiro artigo na literatura nacional a investigar o EP dentro deste escopo e um dos poucos na literatura internacional. Os resultados encontrados apontam que a prática insuficiente do aleitamento materno exclusivo (AME) e o ambiente alimentar domiciliar que a criança está inserida, atuaram como determinantes da taxa de incidência de EP. Como considerações finais, as ações para o enfrentamento da obesidade infantil devem promover, apoiar e proteger o AME, assim como a importância da manutenção de um ambiente alimentar domiciliar saudável, que possa proporcionar condições adequadas de crescimento, desenvolvimento e nutrição infantil, desde a concepção.


PALAVRAS-CHAVE:

Obesidade infantil. Nutrição da criança. Alimentos industrializados. Nutrição materna. Análise de sobrevida. Comportamento alimentar.


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 2033316 - GIOVANA LONGO SILVA
Interno(a) - 1120877 - HAROLDO DA SILVA FERREIRA
Presidente - 2269877 - JONAS AUGUSTO CARDOSO DA SILVEIRA
Externo(a) à Instituição - LAIS AMARAL MAIS - Idec
Externo(a) ao Programa - 1364684 - MARIA IZABEL SIQUEIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 03/07/2020 10:44
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 19/04/2024 08:43